Jesus tem uma palavra exigente

«Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau. Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém quiser litigar contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa. E se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado.»
Mt 5, 38-42
 
 
Como sempre, Jesus tem uma palavra exigente. Mas Jesus não nos habituou a discursos de circunstância, longe da sua e da nossa vida. Logo, estas palavras, por muito alienadas que nos pareçam, não foram ditas por Jesus para ficar bem na fotografia ou para os evangelistas encherem páginas nos Evangelhos.
Paremos uns momentos para lhe perguntar o que é que Ele nos quer dizer… Uma maneira de ver esta leitura é sob o prisma de acolher o outro, mesmo quando estão contra nós. Parece que Jesus parte sempre da hipótese que, apesar dos nossos actos serem às vezes maus, nós merecemos sempre mais uma oportunidade. Nunca nos aconteceu irmos ao encontro de alguém com “2 pedras na mão” e sermos desarmados pela compreensão do outro? O nosso dia-a-dia está cheio de actos de agressão, uns pequenos, outros grandes, outros sofridos por nós, outros cometidos por nós. Jesus está a apontar-nos um caminho, nada óbvio é verdade, mas mais humano para vivermos estes conflitos.

Os comentários estão encerrados.