«José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara»

Olá Jesus!
Hoje é véspera de Natal! Que rápido passou o tempo.
Este dia vai ser longo, e provavelmente cansativo… Mas gostava de não me perder no meio da azáfama do dia, dos pendentes e das últimas compras e preparativos… Gostava de não te perder em mim. Gostava de viver este dia cantando de alegria porque Tu vens, porque Tu queres nascer, porque Tu insistes em querer estar comigo, na minha casa, na minha vida. Ajuda-me Senhor a receber-te, a acolher-te bem.


O Evangelho de hoje é Mt 1, 18-25:
O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa.


Hoje, escutando este evangelho, dei por mim a pensar que tal como a José, há anjos que nos visitam para nos dizer NÃO TEMAS. Não temas receber esta notícia, não temas acolher esta circunstância concreta da tua vida… Não temas passar por aquela outra situação que não estava planeada nem prevista… Não temas, porque o Espírito Santo está contigo e guiar-te-á.
Na resposta de José, descubro duas atitudes fundamentais que necessito cultivar em mim: primeiro, preciso de estar muito atenta para reconhecer o momento em que sou visitada… Mas depois, preciso de confiar na voz desse anjo que me visita. Às vezes, até sou capaz da primeira… mas muitas vezes não ponho em prática a segunda. Em vez de confiar na voz do anjo, em vez de confiar na presença do Espírito Santo em mim, confio-me mais aos meus medos e receios… E fico bloqueada.
Na verdade, gostava de ser muito mais como José… Que coragem a sua! Que grande foi a sua fé.


Jesus, neste dia, que é véspera de Natal, gostava de te pedir estas duas atitudes como presente: a atenção e a confiança. Ajuda-me a pô-las em prática já hoje. Ajuda-me também a descobrir como as posso oferecer à minha família e amigos como o melhor de todos os presentes.
Sintoniza o meu coração para que possa escutar no meu interior “NÃO TEMAS”.
E que a minha resposta seja CONFIAR.

Os comentários estão encerrados.