«Levanta-te, toma a tua enxerga e anda»

Bom dia, Jesus! Hoje o Evangelho está cheio de imagens que me facilitam acompanhar-te neste dia. Vou colocar o meu coração à escuta!


Leitura do Evangelho de São João 12, 20-33:
Naquele tempo, por ocasião de uma festa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém. Existe em Jerusalém, junto à porta das ovelhas, uma piscina, chamada, em hebraico, Betsatá, que tem cinco pórticos. Ali jazia um grande número de enfermos, cegos, coxos e paralíticos. Estava ali também um homem, enfermo havia trinta e oito anos. Ao vê-lo deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, Jesus perguntou-lhe: «Queres ser curado?» O enfermo respondeu-Lhe: «Senhor, não tenho ninguém que me introduza na piscina, quando a água é agitada; enquanto eu vou, outro desce antes de mim». Disse-lhe Jesus: «Levanta-te, toma a tua enxerga e anda». No mesmo instante o homem ficou são, tomou a sua enxerga e começou a caminhar. Ora aquele dia era sábado. Diziam os judeus àquele que tinha sido curado: «Hoje é sábado: não podes levar a tua enxerga». Mas ele respondeu-lhes: «Aquele que me curou disse-me: ‘Toma a tua enxerga e anda’». Perguntaram-lhe então: «Quem é que te disse: ‘Toma a tua enxerga e anda’». Mas o homem que tinha sido curado não sabia quem era, porque Jesus tinha-Se afastado da multidão que estava naquele local.


Jesus chegou junto à piscina que continha águas usadas para a purificação do templo e de animais, mas não era usada para purificar as pessoas… aí havia gente clamando graça, misericórdia, também ao sábado porque não há dias específicos para sofrer, ter necessidades e não ter! Jesus entrou nesse lugar, símbolo das águas do batismo para dar muito mais do que aquilo que lhe pediria qualquer enfermo.
Viu deitado um homem que estava doente há 38 anos… Quando Jesus lhe perguntou se queria ser curado este respondeu em primeiro lugar: NÃO TENHO NINGUÉM ! Falta-me que alguém me empurre até às águas, alguém que por um momento se interesse por mim mais que por si próprio! Não tenho ninguém!
Segunda queixa: os outros são mais rápidos que eu, nunca consigo ser o primeiro!
Quanto é que estas queixas têm que ver com o meu dia a dia?
Se chama a atenção a falta de solidariedade das pessoas, das instituições civis e religiosas durante 38 anos, também questiono se a permanência nesse estado de se sentir que “estou só, que ninguém me ajuda” seria só fruto de negligência externa?
Às vezes, com o passar do tempo ou por características de personalidade, pode haver desculpas do género:”não sei, não posso, estou cansado, a vida foi dura comigo, estou abatido, não valho, estou velho..” E ante um fracasso ficar paralisado pode tornar-se o mais cómodo.
Há hoje alguma enfermidade ante a qual me escuso? Teria que pedir ajuda? Hoje é o momento de te desprenderes dessas macas que são tuas mas não são tu! Hoje é o momento de procurar ajuda!
Levanta-te dessa maca porque tu és mais! Vamos embora, levanta-te e vamos embora! Que nada te limite!


Que macas me agarram ou eu agarro? Jesus que esta Quaresma me liberte, me deixe ajudar para ser ajudado.

Os comentários estão encerrados.