«Não convém que deixemos de pregar a palavra de Deus»

É domingo e Em todas as Dioceses de Portugal – Começa hoje a Semana da Vida. Depois de dias tão cheios como os que temos vivido nos últimos dias, só brota do coração Senhor, dizer-te: “Obrigado, obrigada”. Porque Tu és um Deus bom, porque Tu estás sempre presente. Senhor, permite que neste dia te conheça, como Tu me conheces, e que este diálogo seja um encontro contigo, comigo.


Hoje encontramo-nos através do Livro dos Actos dos Apóstolos 6,1-7:
Naqueles dias, aumentando o número dos discípulos, os helenistas começaram a murmurar contra os hebreus, porque no serviço diário não se fazia caso das suas viúvas. Então os Doze convocaram a assembleia dos discípulos e disseram: «Não convém que deixemos de pregar a palavra de Deus, para servirmos às mesas. Escolhei entre vós, irmãos, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, para lhes confiarmos esse cargo. Quanto a nós, vamos dedicar-nos totalmente à oração e ao ministério da palavra». A proposta agradou a toda a assembleia; e escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram-nos aos Apóstolos e estes oraram e impuseram as mãos sobre eles. A palavra de Deus ia-se divulgando cada vez mais; o número dos discípulos aumentava consideravelmente em Jerusalém e obedecia à fé também grande número de sacerdotes.


O que é o que estás a fazer hoje na minha vida Senhor? Parece-me estares a dizer estas palavras com a mesma intensidade com que o Papa Francisco falou com líderes da Europa, no 23 de Março. Ele dizia-lhes: “Que cultura propõe a Europa de hoje? O medo que se nota encontra muitas vezes a sua causa mais profunda na perda de ideais. Sem uma verdadeira perspectiva de ideais, acaba-se por se ser dominado pelo temor … ” Qual é a nossa verdadeira dedicação?
Senhor quando estou a falar isto contigo sinto muita alegria e muita esperança, porque penso que o teu maior desejo é que não percamos tempo, que não deixemos de pregar a tua Palavra, o teu amor, seja o que o for… Porque o nosso ideal de ter “Vida” e de transmitir “Vida”, não é um ideal, é uma realidade.
“Não convém que deixemos de pregar a Palavra”, não convém que deixemos de amar, de perdoar, de agir, de lutar… não convêm pensar que é inútil esforçar-se pois o mundo não vai mudar. Não convêm pensar que somos muito poucos e que há outros melhores que nós… Não convém ficar parados quando temos um potencial de vida que ninguém pode parar… Tu mostras-nos que, quando os primeiros discípulos saíram para pregar, “tu cooperavas com eles, confirmando a Palavra” (cfr. Mc 16,20). Neste V domingo de Páscoa desejas fazer o mesmo connosco. Tu ressuscitaste, Tu venceste a morte, Tu conheces profundamente o que somos e o que temos, e sabes bem que a tua Palavra e a tua presença estão dentro de cada um de nós.


Jesus, faz que hoje sejamos nós a proposta não de um ideal para Europa, mas de um ideal para o mundo, que sejamos proposta de uma Verdade que liberta, de uma Vida que plenifica e dum caminho que é seguro.

Os comentários estão encerrados.