“Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorros.”

Bom dia, Pai! Ajuda-me a começar este dia com a coragem para me predispor a alterar decisões, a reconhecer outras formas de ver o mundo, a estar recetivo a mudar a minha agenda em função do teu plano para mim.


Somos convidados a rezar com o Evangelho de S. Mateus 15, 21-28:
Jesus partiu dali e retirou-se para os lados de Tiro e de Sídon. Então, uma cananeia, que viera daquela região, começou a gritar: «Senhor, Filho de David, tem misericórdia de mim! Minha filha está cruelmente atormentada por um demónio.» Mas Ele não lhe respondeu nem uma palavra. Os discípulos aproximaram-se e pediram-lhe com insistência: «Despacha-a, porque ela persegue-nos com os seus gritos.» Jesus replicou: «Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.» Mas a mulher veio prostrar-se diante dele, dizendo: «Socorre-me, Senhor.» Ele respondeu-lhe: «Não é justo que se tome o pão dos filhos para o lançar aos cachorros.» Retorquiu ela: «É verdade, Senhor, mas até os cachorros comem as migalhas que caem da mesa de seus donos.» Então, Jesus respondeu-lhe: «Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se como desejas.» E, a partir desse instante, a filha dela achou-se curada.


Em que Deus acredito? No livro do Genesis encontramos que o Homem feito à imagem e semelhança de Deus. Por outro lado, no livro de Job é-nos apresentado um Deus inicial que Job se recusa a acreditar. A sua fé não lhe permite aceitar um Deus castigador e vingativo. Parece que é o próprio Deus que se modifica para vir ao encontro de Job. Nesta leitura voltamos a reencontrar esta imagem de Deus, em Jesus Cristo, um Deus que está disposto a moldar-se pelo seu amor as homens. Se somos feitos à imagem de Deus e até Ele está disposto a alterar a sua posição por amor, o que dizer das minhas intransigências? Com as crianças, com os velhos, no trabalho? Quem sou eu para me manter inflexível perante uma opinião formada, um plano fechado, uma forma de vida que quero imutável? O Jesus desta leitura parece focado apenas no povo eleito, mas rapidamente de modifica perante a fé de uma mulher. E que fé ela demonstrou! Uma fé capaz de alterar o plano de Deus….


Maria, Mãe querida, nossa Mãe, Mãe de todos os que rezam a chorar, dos aflitos e dos oprimidos. Consola-nos com o teu amor ao longo deste dia. Ajuda-nos a aceitar todos os imprevistos, tudo o que não sonhámos, tudo o que gostaríamos de passar ao lado. Dá-nos uma fé como a desta mulher, capaz de ouvir o não do teu Filho e não desistir.

Os comentários estão encerrados.