“Não sigas o teu coração obstinado…”

Senhor, estamos já nas ultimas semanas deste tempo de Quaresma, onde nos convidas a entrar no deserto, para descobrir que és Tu que nos cuidas, serves e amas… Será que vou aproveitando este tempo ou está a passar por mim sem me aperceber?


E a primeira leitura de hoje onde marcas um encontro comigo é Jeremias 7, 23-28:
Assim fala o Senhor: «Foi isto que ordenei ao meu povo: ‘Escutai a minha voz, e Eu serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo. Segui sempre o caminho que vou indicar-vos e sereis felizes’. Mas eles não ouviram nem prestaram atenção: seguiram as más inclinações do seu coração obstinado, voltaram-Me as costas, em vez de caminharem para Mim. Desde o dia em que os seus pais saíram da terra do Egipto até hoje, enviei-lhes todos os profetas, meus servos, dia após dia, incansavelmente. Mas eles não Me ouviram nem Me prestaram atenção: endureceram a sua cerviz, fizeram pior que seus pais. Se lhes disseres tudo isto, não te escutarão; se chamares por eles, não te responderão. Por isso lhes dirás: Esta é a nação que não ouviu a voz do Senhor seu Deus e não quis aceitar os seus ensinamentos. Perdeu-se a fidelidade, foi eliminada da sua boca».


Senhor, começas por dizer que nos ordenas uma coisa: que escutemos a tua voz! Parece uma forma muito brusca de falar! Mas depois dizes: ‘’… e Eu serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo. Segui sempre o caminho que vou indicar-vos e sereis felizes”.
Obrigada pela tua exigência que no fundo aquilo que quer é que te deixemos ser na verdade o nosso Deus para que possamos ser o teu povo. E isso só acontece se no nosso dia a dia há espaço para realmente escutar o que nos tens para dizer e para o pôr em pratica. Se assim não for a nossa fé é oca!
Será que realmente acredito que o caminho que me convidas a seguir é o que me leva à felicidade pessoal e à daqueles a quem me convidas amar? Às vezes duvido de que realmente acredite nisso, já que prefiro os meus atalhos obstinados do que parar para escutar o que tens para me dizer.
Nesta leitura podemos escutar as tuas queixas cheias de dor e tristeza: “não ouviram nem prestaram atenção: seguiram as más inclinações do seu coração obstinado, voltaram-me as costas, em vez de caminharem para mim.”
Hoje ajuda-me a parar e reconhecer que tantas vezes não presto atenção ao que me queres dizer. E que outras tantas te volto as costas em vez de caminhar para ti. Às vezes é-me fácil reconhecer isso nos outros mas hoje ajuda-me a também poder reconhecer isso em mim e parar, prestar-te atenção e voltar para ti.


Senhor, não deixes que o meu coração seja obstinado mas ajuda-me a ser uma pessoa atenta à tua voz em mim e à voz dos que me rodeiam! Que aprenda mais e mais a parar e a deixar que a fidelidade a ti cresça na minha vida.

Os comentários estão encerrados.