“Nem um cabelo da vossa cabeça se perderá”.

Que bom, Senhor, saber que estavas já à minha espera para conversarmos: Tu para me falares, eu para te escutar e também para te contar as inquietações e as alegrias do meu dia a dia.
E que bom que hoje me venhas falar de confiança e de perseverança, de fé e de coragem;
e do teu cuidado permanente e eterno com cada um de nós.


Falas-nos no Evangelho de Lucas 21, 12-19:
Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos: “Deitar-vos-ão as mãos e hão- de perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e às prisões (…). Causarão a morte a alguns de vós e muitos vos odiarão por causa do Meu nome. Mas nem um cabelo da vossa cabeça se perderá. Pela perseverança salvareis as vossas almas”.


No meio de tribulações, preocupações, todas as situações pelas quais passamos, sentir
e perceber que a Deus nada disso é indiferente, traz-nos um olhar diferente sobre a vida;
dá-nos a serenidade que vem de sabermos nas mãos de Quem estamos.
Que segurança Deus nos oferece ao dizer tão claramente que cuida das nossas vidas!…
Talvez não passemos por perseguições propriamente ditas. Mas há muitas formas de sermos “atacados” por vivermos como cristãos, por termos opções de vida coerentes com o Evangelho, talvez opostas àquilo que nos cerca.
E temos notícia de que há, hoje, em muitos lugares do mundo, cristãos e também crentes de outras religiões que são perseguidos, presos, mortos por professarem a sua fé: são os mártires deste século.
Há muitas formas de entregar a vida: uns, porque são vítimas da injustiça de outros homens; outros, porque, num quotidiano discreto e silencioso, sofrem as diferenças e lutam com esperança; e acreditam que a luz é mais forte do que as trevas e que o bem é infinitamente maior do que o mal.
E eu, onde estou? Como entrego a vida pelo Senhor? Como entrego a vida ao Senhor?
Como vivo a confiança em Deus, já que acredito que ninguém me ama mais do que Ele?


Senhor, ensina-me a viver esta certeza de que estou nas tuas mãos, sempre, até mesmo quando me sinto triste, perdido ou abandonado. Faz-me respirar uma profunda confiança em ti. Dá-me perseverança e fé! Dá força e ânimo aos que são perseguidos por causa de ti. Repete a cada um de nós, ao longo deste dia: “Nem um cabelo da vossa cabeça se perderá”.

Os comentários estão encerrados.