“Nós vos anunciamos o que vimos e ouvimos…”

Senhor, obrigada por este Natal. Se calhar em muitas coisas igual a muitos outros mas também muito diferente porque eu e o mundo estamos diferentes. E obrigada porque naquilo que vivo, tu de novo fazes acontecer Natal!


Hoje fazes acontecer Natal através de 1 Jo 1, 1-4
Caríssimos: O que era desde o princípio,
o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos,
o que contemplámos, o que tocámos com as nossas mãos
acerca do Verbo da Vida,
é o que nós vos anunciamos.
Porque a Vida manifestou-Se
e nós vimos e damos testemunho dela.
Nós vos anunciamos a Vida eterna,
que estava junto do Pai e nos foi manifestada.
Nós vos anunciamos o que vimos e ouvimos,
para que estejais também em comunhão connosco.
E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.
E vos escrevemos tudo isto,
para que a vossa alegria seja completa.


Tantas vezes achamos que a espiritualidade da vida, aquilo que nos dá sentido e razão de ser, é alguma coisa fora do mundo visível. Pensamos em coisas abstratas! E até às vezes duvidamos se tem consistência porque não as podemos ver nem ouvir.

Mas esta carta de São João, hoje em que celebramos o seu dia, começa exactamente com: “o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplámos, o que tocámos com as nossas mãos acerca do Verbo da Vida, é o que nós vos anunciamos.”

João ouviu, viu, contemplou e tocou! E foi isso que o levou à experiência de Jesus, o Verbo da Vida.

Mas tu e eu, quantas vezes dissociamos o que ouvimos, vemos, contemplamos e tocamos daquilo que Deus nos pode estar a dar e comunicar! Mas foi Deus quem fez os nossos ouvidos, olhos e capacidade de tocar. E através dos nossos sentidos quer fazer-nos experimentar a sua presença, a sua palavra.

Acreditas? Ou preferes focar-te no abstracto? É que “a Vida manifestou-Se e nós vimos e damos testemunho dela.”

Desafio-te a recordar o que tens vivido neste Natal! A abrir bem os olhos, a afinar os ouvidos, a tocares com mãos sensíveis aquilo que vives, as pessoas que te rodeiam… as situações onde estás mergulhado e… percebe o que ouves, entende o que vês, decifra o que tocas e recebe a manifestação de Deus!

E assim descobrirás o que Deus tem tentado comunicar este Natal acerca do Natal. Quase de certeza através daquilo que viste, ouviste, tocaste e ainda podes contemplar!


Senhor, obrigada porque te fizeste carne capaz de ver, de ouvir e de tocar. E por isso uma maneira de te reconhecer é mesmo através dos nossos sentidos. Ajuda-nos a ver-te, ouvir-te, contemplar-te e tocar-te naquilo que vivemos neste Natal!

Os comentários estão encerrados.