«O homem olha às aparências, o Senhor vê o coração»

Agradeço hoje o dom da vida e o dom da fé que hoje me coloca diante de ti, na certeza de que antes que eu te procurasse já Tu tinhas saído à minha procura. Obrigado porque, ao parar, rapidamente percebo que o teu coração anseia por mim. Que hoje me possa abrir à tua palavra e permita que ela ressoe em mim, lançando-me sempre mais além do quotidiano.


E a tua palavra que pretende ressoar em mim no dia de hoje está no Livro do Profeta Samuel 16, 1-13:
Naqueles dias, O Senhor disse a Samuel: «Até quando chorarás por Saul, tendo-o Eu rejeitado, para que não reine mais sobre Israel? Enche a âmbula de óleo e parte. Vou enviar-te a Jessé de Belém, porque escolhi um rei entre os seus filhos». Samuel respondeu: «Como poderei ir? Se Saul o souber, mandará matar-me». O Senhor disse-lhe: «Levarás contigo uma novilha e dirás: ‘Vim oferecer um sacrifício ao Senhor’. Convidarás Jessé para o sacrifício e Eu te mostrarei o que hás-de fazer: ungir-Me-ás aquele que Eu te indicar». Samuel fez o que o Senhor lhe tinha dito e tomou o caminho de Belém. Os anciãos da cidade saíram alvoroçados ao seu encontro e perguntaram-lhe: «Vidente, é por bem a tua vinda?». Ele respondeu: «Sim, é por bem. Vim oferecer um sacrifício ao Senhor. Purificai-vos e vinde comigo ao sacrifício». Samuel purificou Jessé e os seus filhos e convidou-os para o sacrifício. Quando eles chegaram, Samuel viu Eliab e pensou consigo: «Certamente é este o ungido do Senhor». Mas o Senhor disse a Samuel: «Não te impressiones com o seu belo aspecto, nem com a sua elevada estatura, porque não foi esse que Eu escolhi. Deus não vê como o homem: o homem olha às aparências, o Senhor vê o coração». Jessé chamou Aminabad e conduziu-o à presença de Samuel. Mas Samuel disse: «Também não foi este que o Senhor escolheu». Jessé trouxe Samá; e Samuel disse: «Ainda não foi este que o Senhor escolheu». Jessé fez assim passar os sete filhos diante de Samuel, mas Samuel declarou-lhe: «O Senhor não escolheu nenhum destes». E perguntou a Jessé: «Estão aqui todos os teus filhos?». Jessé respondeu-lhe: «Falta ainda o mais novo, que anda a guardar o rebanho». Samuel ordenou: «Manda-o chamar, porque não nos sentaremos à mesa, enquanto ele não chegar». Então Jessé mandou-o chamar: era ruivo, de belos olhos e agradável presença. O Senhor disse a Samuel: «Levanta-te e unge-o, porque é ele mesmo». Samuel pegou na âmbula do óleo e ungiu-o na presença dos irmãos. Daquele dia em diante, o Espírito do Senhor apoderou-Se de David. Então Samuel pôs-se a caminho e regressou a Ramá.


Hoje Senhor voltas a trocar-me as voltas e a falar numa linguagem tão diferente da minha: Olha para o coração… aí estão todos os segredos. Percebo que olhas para mim desta maneira, no mais profundo de mim. Não olhas para a aparência, a eficácia, a perfeição, o resultado, olhas para o coração. E aí descobres as minhas intencionalidades mais profundas, os meus sonhos, os meus desejos, o que profundamente levo por dentro, quem sou e quem quero ser. Por vezes perco-me no desejo do reconhecimento pelos outros, numa validação muito humana de quem sou e do que faço e no entanto percebo que chamas o mais novo, aquele que poderia estar menos preparado. Os teus caminhos não são os meus caminhos. Preciso de entrar Senhor nesta tua lógica e deixar que me olhes ao coração fazendo com que o teu olhar oriente a minha vida.


Que durante o dia de hoje seja a certeza do teu olhar que guie o que vivo e o que faço. Que seja capaz de olhar os outros como me olhas a mim, na certeza de que não são os meus valores mas os teus que me permitem reconhecer o meu valor e o do outro.

Os comentários estão encerrados.