«O mundo passa, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre»

Bom dia Senhor, vivemos numa altura do ano em que muita coisa nos distrai… As luzes, as prendas e os jantares festivos, por vezes, podem absorver-nos demasiado e distrair-nos do essencial. Que este momento de oração com a Palavra me possa ajudar a sintonizar contigo e a recentrar-me na essência desta quadra natalícia.


A leitura que hoje nos é proposta é retirada da Primeira Carta de São João capítulo 2, do versículo 12 ao 17:
Eu vos escrevo, filhinhos: os vossos pecados foram perdoados por meio do seu nome.
Eu vos escrevo, pais: vós conheceis aquele que é desde o princípio.
Eu vos escrevo, jovens: vós vencestes o Tentador.
Já vos escrevi, filhinhos: vós conheceis o Pai.
Já vos escrevi, jovens: vós sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós e vencestes o Tentador.
Não ameis o mundo, nem o que há no mundo.
Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai.
Porque tudo o que há no mundo – as paixões da natureza,
a concupiscência dos olhos e a ostentação da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo.
O mundo passa, e também a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.


A riqueza desta leitura dispensa grandes comentários… Toca-me profundamente o carinho com que nos é dirigida. Somos tratados por “filhinhos” e somos benditos a cada frase.
Levanta-te filhinho, “os teus pecados foram perdoados”, não olhes mais para as tuas quedas, não carregues mais os fardos que te pesam… Jesus nasceu em ti, já te esqueceste?… “tu conheces o Pai” e Ele conhece-te. Não te deixes vencer pelas situações do dia a dia, “tu és forte e a Palavra de Deus permanece em ti”, juntos venceremos os desafios que possam surgir. (…)
Sabe bem ser mimado por Deus. Por isso, uma das propostas que gostaria de lançar é, no decurso deste dia, ir repetindo e deixar-nos encorajar por estas palavras: “filhinho, os teus pecados foram perdoados, tu conheces o Pai, tu és forte, a Palavra de Deus permanece em ti e venceste o Tentador!” Que hoje possamos saborear profundamente estas palavras e gravá-las no nosso coração!
A leitura termina com um apelo: “Não ameis o mundo, nem o que há no mundo… o mundo passa, e também a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.
O Senhor conhece as nossas lutas e sabe que são muitas as vezes em que nos contentamos com o mundo e as suas coisas… Nem sempre é fácil fazer a vontade de Deus, mas o Senhor não se conforma que vivamos a meias e quer oferecer-nos uma felicidade duradoura. Que o menino Deus, que nasceu no nosso coração, nos dê a força que precisamos para ir crescendo na fidelidade à sua vontade.


Obrigado Jesus por este momento contigo! Hoje sinto-me agradecido pelo caminho que vamos fazendo juntos…
Estamos quase a começar mais um ano, normalmente sou tentado a fazer uma lista com objetivos a atingir… Que o desejo de fazer a tua vontade possa marcar os meus propósitos para 2018!

Os comentários estão encerrados.