O que é a fé, Jesus?

Hoje, Senhor, quero agradecer a fé. Às vezes acho que não sei muito bem o que é, mas sei que me muda a minha vida, o meu sentir e o meu olhar. Por isso, obrigada por poder acreditar que no limiar do tempo e da pressa há Alguém que me acompanha e esse Alguém és Tu. Obrigada.


E esta pergunta do que é a fé sai ao nosso encontro no Evangelho de Marcos 4, 35-41
Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse aos Seus discípulos: «Passemos à outra margem do lago». Eles deixaram a multidão e levaram Jesus consigo na barca em que estava sentado. Iam com Ele outras embarcações. Levantou-se então uma grande tormenta e as ondas eram tão altas que enchiam a barca de água. Jesus, à popa, dormia com a cabeça numa almofada. Eles acordaram-n’O e disseram: «Mestre, não Te importas que pereçamos?». Jesus levantou-Se, falou ao vento imperiosamente e disse ao mar: «Cala-te e está quieto». O vento cessou e fez-se grande bonança. Depois disse aos discípulos: «Porque estais tão assustados? Ainda não tendes fé?». Eles ficaram cheios de temor e diziam uns para os outros: «Quem é este homem, que até o vento e o mar Lhe obedecem?».


O que é a fé, Jesus?
Parece-me entender que a fé é aquela convicção que nos faz passar à outra margem. A fé leva-nos a acreditar que se pode ir mais longe, que se pode viver de maneira diferente, que há Alguém que nos guia e nos mostra uma rota diferente, numa paisagem que se faz nova!
Mas nessa travessia, porque a fé também se faz cruzamento e passagem, há tempestade, há ondas, há perigos! Ainda que pareça que Tu não sabes, não fazes nada e dormes. A fé não nos tira as dificuldades. A fé até faz que nos metamos em confusões…
E a fé é saber que Te podemos acordar… a fé é grito! A fé pode até ser desespero que dialoga! A fé é suplica! A fé é a certeza que Alguém escuta a nossa voz… ainda que aparentemente estejas a dormir porque sabes que nós temos capacidade de navegar o barco no meio das ondas.
E a fé é ouvir-Te falar no mais fundo de nós… é ouvir-Te falar ao vento da vida e ao mar das nossas lutas: Cala-te, está quieto! Quantas vezes preciso que me digas isso, Senhor! Cala-te e está quieta! Ouve o Meu amor, descobre a Minha força, entende outra forma de ver e vive de outra maneira. Isso é a fé! Ser testemunha da bonança que Tu crias dentro de mim e por isso também a crias fora…
E a fé é o desafio que me lanças: Porque estás tão assustada? Ainda não tens fé?


Senhor, eu creio mas aumenta a minha fé! Faz-me viver nessa passagem constante para a outra margem Contigo, mesmo quando as tempestades me fazem duvidar de mim, da vida, dos outros e de Ti.

Os comentários estão encerrados.