O que é a fé?

“Reparai nos corvos: não semeiam nem colhem, não têm despensa nem celeiro, e Deus alimenta-os. Quanto mais não valeis vós do que as aves! E quem de vós, pelo facto de se inquietar, pode acrescentar um côvado à extensão da sua vida? Se nem as mínimas coisas podeis fazer, porque vos preocupais com as restantes? Reparai nos lírios, como crescem! Não trabalham nem fiam; pois Eu digo-vos: Nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva, que hoje está no campo e amanhã é lançada no fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé! Não vos inquieteis com o que haveis de comer ou beber, nem andeis ansiosos, pois as pessoas do mundo é que andam à procura de todas estas coisas; mas o vosso Pai sabe que tendes necessidade delas. Procurai, antes, o seu Reino, e o resto vos será dado por acréscimo. Não temais, pequenino rebanho, porque aprouve ao vosso Pai dar-vos o Reino.»”
Lucas 12, 23-32


Nestes tempos, tem sido difícil e duro saborear a beleza e a bondade de tudo o que o Senhor dá. Há pessoas próximas a sofrer muito e isso toca-me profundamente.
Esta semana estive com gripe e tive de ficar uns dias em casa. O Senhor ajudou-me a parar e silenciar a agitação interior. A olhar pela janela e a ver as árvores. As árvores tão belas, direitas e fortes, firmes mesmo com a chuva, o vento e algum frio. As poucas folhas amarelas e vermelhas, que restam, ainda dançam com o vento e são magníficas.
Ao reparar mais atentamente, nos vários ramos, já se veem os gomos macios de onde surgirão as novas flores. A vida vem a caminho e em breve chegará. A vida continua connosco. O Senhor está perto, íntimo e próximo, as árvores sabem disso e afirmam-no sem precisar de palavras. Primeiro, há-de passar o inverno, mas, depois, virá a primavera.
Em tantos momentos, sinto que não compreendo muito. Os tempos não são os que gostaríamos, mas a natureza é um espelho… reparemos verdadeiramente.

Jesus aceitou o sofrimento, entregou a vida, morreu numa cruz, ressuscitou e, hoje, continua connosco. É um desafio à minha (nossa) fé.

Acredito que o Senhor pode fazer isso em mim, em nós?
Procuro, espero e confio?
Que reino é este que o Senhor me quer dar? Quero passá-lo também?

Há sinais que encontro mo meu dia a dia:
a criatividade de pessoas concretas com novos gestos amor para que os outros sofram menos;
a aceitação de situações reais, procurando e desejando amar em cada pormenor;
o contágio da fé, para que outros creiam e o seu percurso ganhe sentido.

Os comentários estão encerrados.