“O que vier, será bom. É tudo.”

Ninguém pode servir a dois senhores: ou não gostará de um deles e estimará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro. «Por isso vos digo: Não vos inquieteis quanto à vossa vida, com o que haveis de comer ou beber, nem quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Porventura não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestido? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; e o vosso Pai celeste alimenta-as. Não valeis vós mais do que elas? Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? Porque vos preocupais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam! Pois Eu vos digo: Nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã será lançada ao fogo, como não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos preocupeis, dizendo: ‘Que comeremos, que beberemos, ou que vestiremos?’ Os pagãos, esses sim, afadigam-se com tais coisas; porém, o vosso Pai celeste bem sabe que tendes necessidade de tudo isso. Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo. Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Basta a cada dia o seu problema.»
Mt 6, 24-34


Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

E, no entanto, toda a nossa sociedade está organizada para servir ao dinheiro acima de todas as coisas e de todas a pessoas… É o pecado mortal do capitalismo…

Como me tenho relacionado com os bens materiais que me são confiados? Uso-os em função do que vejo ser a proposta de Deus para a minha vida? Partilho-os com os meus próximos (e aqueles de quem me aproximo)?

Como faço para ganhar dinheiro? O modo como ganho dinheiro afasta-me das propostas de Jesus para a minha vida? Se calhar vale a pena perguntar-Lhe isso: Amigo Jesus, achas que te sirvo a Ti ou ao dinheiro?

Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo.

Que bom poder acreditar nisto! Ajuda-me, amigo Jesus, a acreditar mais! Não é que não precisemos de dinheiro e outras coisas materiais e espirituais. Mas, se procurarmos viver como filhos de Deus e como irmãos dos outros homens, duma forma ou de outra teremos aquilo de que precisamos. Talvez não aquilo de que pensamos precisar, mas aquilo de que precisamos realmente.

Impressiona-me sempre o testemunho duma missionária da caridade, minha amiga, que diz que nunca, em toda a sua já longa vida como missionária, faltou comida ou outros bens para os pobres a quem serve. Uma vez, quando já não havia nada para fazer o jantar para dezenas de crianças, num lar em Calcutá, eis que chegou inesperadamente um camião da autarquia com comida que tinha sobrado dum evento… E situações como esta repetem-se frequentemente na vida destas mulheres que escolheram procurar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça.

Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Basta a cada dia o seu problema.

Que bom será viver assim, concentrado no dia de hoje, confiante que no dia de amanhã Deus também estará.

Diz um poeta português, Daniel Faria: “O que vier, será bom. É tudo.”

E assim, arrumado o medo do futuro, entreguemo-nos apaixonadamente ao presente! Que, no fundo, é a única realidade que temos ao nosso alcance…

O bispo vietnamita Van-thuan, quando foi preso (iria estar preso 13 anos) recordou-se de outro prisioneiro político que, ao ser libertado, tinha dito que tinha passado mais de metade da sua vida à espera. E disse: “Eu não esperarei. Viverei o momento presente, enchendo-o de amor!”

Ajuda-nos, amigo Jesus, a não ficar à espera do futuro. E a viver já o dia e hoje, com as suas circunstâncias concretas, colocando amor nos pequenos e nos grandes gestos!

Os comentários estão encerrados.