“O tempo está próximo”

Senhor, obrigada por este dia que é também o teu dia. Dia de ir ter contigo de uma forma especial na Missa de Domingo, por isso quero rezar por tantos cristãos que não o podem fazer como eu. Rezo por eles para poderem encontrar em ti a força para viverem a sua fé no meio dos desafios que vivem.


O Evangelho onde nos falas é Lc 21, 5-19:
Naquele tempo, comentavam alguns que o templo estava ornado com belas pedras e piedosas ofertas. Jesus disse-lhes: «Dias virão em que, de tudo o que estais a ver, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído». Eles perguntaram-Lhe: «Mestre, quando sucederá isto? Que sinal haverá de que está para acontecer?». Jesus respondeu: «Tende cuidado; não vos deixeis enganar, pois muitos virão em meu nome e dirão: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não os sigais. Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis: é preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim».


Neste tempo antes do Advento a Igreja apresenta-nos leituras que falam do final dos tempos, final do mundo. Como cristãos acreditamos que a nossa história terá um final feliz onde Deus será tudo em todos, onde finalmente o seu Reino de amor vencerá na terra.

É por isso que no Evangelho ouvimos Jesus falar da destruição do templo de Jerusalém. E que nos queres dizer com isso, Senhor? Para nós o templo de Jerusalém não nos diz muito. Mas se calhar as palavras de Jesus podem ecoar dentro de nós: «Dias virão em que, de tudo o que estais a ver, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído».

Não se trata de ameaçar mas de colocar as coisas no seu devido lugar. Muitas pessoas admiravam o templo e esqueciam o que significava: o templo era a casa de Deus, lugar de verdade para aprender a amar. Será que nós quando entramos nas nossas igrejas nos lembramos disso? Será que ao pisar este mundo e as suas coisas tão bonitas e tão feias levantamos o coração mais além e descobrimos a Deus? Será que ficamos presos no corre corre do dia a dia e nos esquecemos que tudo está para nos ajudar a ser mais de Deus?

Ou será que ficamos enredados nas coisas bonitas ou feias, fáceis ou difíceis e nos esquecemos de fazer lugar para Deus?

Jesus continua: Tende cuidado; não vos deixeis enganar, pois muitos virão em meu nome e dirão: ‘Sou eu’, e ainda: ‘O tempo está próximo’… Pois é, Senhor, tantas vezes nos deixamos enganar por palavras ocas que não nos enchem de vida. Ajuda-me pois a realmente ter tempo para ouvir a tua palavra este Domingo e a deixa-la entrar…

Esperamos um fim cheio de Deus. Não esperamos um fim derrotista. Por isso ajuda-nos a procurar-te no caminho, a fazer a caminhada contigo para que os nossos fins sejam como tu queres… não nos deixes ceder à falta de esperança.


Num mundo onde reina a falta de esperança, ajuda-me Senhor a dar-te espaço e a perceber que só quando tu estás a vida, as relações e as situações adquirem todo o seu sentido: caminhar juntos para ti.

Os comentários estão encerrados.