“Obrigado por me permitires servir-te!”

Olá, querido Pai, hoje gostaria de te pedir o teu Espírito. Dá-nos, dá-me a presença do teu Espírito para fazer da minha vida uma vida consciente de que sou filho e filho amado por ti, que sou cuidado e encaminhado pela tua misericórdia, que sou digno do teu amor. E por isso, a nossa vida tem de ter o sentido, tem de ter a expressão desta vida divina aqui na terra.


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (17, 7-10):
Naquele tempo, disse o Senhor: «Quem de vós, tendo um servo a lavrar ou a guardar gado, lhe dirá quando ele volta do campo: ‘Vem depressa sentar-te à mesa’? Não lhe dirá antes: ‘Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires, até que eu tenha comido e bebido. Depois comerás e beberás tu’. Terá de agradecer ao servo por lhe ter feito o que mandou? Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos inúteis servos: fizemos o que devíamos fazer’».


Senhor a mim que me diz este texto? Com esta mensagem, o que é o que queres mudar na minha vida? Começo a perceber Senhor que as pequenas coisas da vida não são pequenas, são o nosso modo de relação, são uma oportunidade, a oportunidade de uma relação.
Quando o Jaime Bonet, o fundador da comunidade Verbum Dei morreu, o missionário que tomou conta dele por muitos anos, despediu-se dele com estas palavras: “Obrigado por me permitires servir-te!” Fiquei chocada com essa atitude. Quando lhe fui perguntar porquê que agradeceu assim, a sua resposta foi muito simples: “Eu quando celebro a Eucaristia vejo esse amor de Jesus, e essa forma de amar, vir servir-nos é o amor maior. É isso o que desejo viver”.
Viver o nosso dia-a-dia, é considerar sagrado cada momento, é considerar como grande oportunidade tudo aquilo que nos é dado, mesmo aquilo que a gente não espera ou aquilo que a gente não quer mas que está para ser vivido. Servir em casa, limpar, ajudar, acompanhar, estar com os avós. Quantas oportunidades de servir, de amar. Como diz o Papa Francisco: “Jesus escolhe estes momentos para nos mostrar o amor de Deus, Jesus escolhe estes espaços para entrar nas nossas casas e ajudar-nos a descobrir o Espírito vivo e actuante nas nossas casas e nas nossas realidades quotidianas. É em casa onde aprendemos a fraternidade, onde aprendemos a solidariedade, onde aprendemos o não ser prepotentes. É em casa onde aprendemos a receber e agradecer a vida como uma bênção, e aprendemos que cada um precisa dos outros para seguir em frente. É em casa onde experimentamos o perdão, e somos continuamente convidados a perdoar, a deixarmo-nos transformar”.


E eu como estou a viver o meu dia-a-dia? Ajuda-nos Espírito Santo a amar com um coração agradecido e generoso. Ensina-nos a servir e amar como Jesus nos ama.

Os comentários estão encerrados.