«Permanecei no meu amor»

Senhor, obrigada por esta oportunidade de paragem. É tão bom ter tempos para silenciar e acalmar de tudo o que vai acontecendo, tomar consciência que estás tão próximo e íntimo. Obrigada, Senhor, pela tua Palavra que me desafia a ir mais longe. Mostra-me como orar.


A tua Palavra está hoje no Evangelho de S João 15, 9-11:
Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor. Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa.


Senhor, muito obrigada por esta leitura. Uma leitura tão simples e que, no entanto, constitui um enorme desafio, o de permanecer no teu amor. No fundo, significa aprender a receber o amor de Jesus.
O amor que Jesus recebe do Pai é dado continuamente, em cada gesto, palavra ou silêncio. Durante a sua vida, mas também agora e sempre. Um amor que é dado mas não se perde (ainda que, aparentemente, possa parecer), para que possa voltar a ser recebido, para se dar novamente. O ciclo deste amor lembra-me o ciclo da água. A natureza reflete Deus.
A experiência do amor do Pai leva Jesus a amar cada um de nós. Isto dá-me uma enorme alegria. Não existe nenhuma pessoa que seja um erro da criação. Pelo contrário, mesmo que não se sinta valorizada, cada pessoa faz parte deste mundo e é infinitamente importante.
O Senhor sabe como, tantas vezes, me sinto a mais. Parece que não sei amar nem fazer algo realmente bom. Há pouco tempo, num retiro, percebi que isso era um pecado (falta de amor) contra mim. A verdade é que, pouco a pouco, vou-me sentindo parte da criação e isso devolve-me a alegria e a paz interior.
Aprendo que não é preciso fazer muitas coisas. Apenas tenho que estar atenta em cada momento, saborear e amar, em atos simples. Orar, sorrir, procurar fazer bem o meu trabalho, partilhar algo, ir ao encontro…


Senhor, hoje ensina-me a alegrar-me com todo o amor que me rodeia. O amor que me vem da natureza, as árvores altas e fortes, as flores e as plantas, tão bonitas nesta altura. Os pássaros, que voam e cantam sem parar. Cada passo até ao metro quando vou trabalhar. Os meus colegas de sala, sempre disponíveis em cada questão. O almoço com a minha filha. O sorriso daquela pessoa que vi na rua. O olhar de carinho do meu marido. O telefonema de uma amiga tão querida. Senhor, ensina-nos a receber o teu amor, também pela consciência da tua presença e Palavra. Ensina-nos a permanecer no teu amor.

Os comentários estão encerrados.