«Permanecei no meu amor»

Bom dia Jesus! Sabes, não sei como aproximar-me de ti neste momento… São tantas as experiências, as preocupações, os medos, as dúvidas, os desejos… Sinto-me confusa, pois não sei se caminho atrás de ti ou se estou a voltar para trás, sinto-me suspensa entre tantas questões… Por isso hoje peço-te: ajuda-me a fazer silêncio, ajuda-me a colocar todas estas situações diante de ti. Preciso fazer silêncio, deixar-me ser atraída por ti, estar Contigo, contemplar-te, estar MAIS PERTO…


Estou mais perto de ti ouvindo o que me dizes no Evangelho de São João, 15,9-17:
«Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor. Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa. É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei. Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, visto que um servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi ao meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes; fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça; e assim, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo concederá. É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros.»


Diz o Papa Francisco: “Permanecei em mim: estas palavras do Senhor ressoam uma e outra vez nestes dias. Falam de relações pessoais, de comunhão, de fraternidade que atrai e convoca”.
Mas para permanecer precisa-se de confiança, persistência, luta, esperança, detalhe da vida, leva a não se conformar com o que vivemos.
Permanecer em ti, é descobrir que até as situações mais difíceis, os problemas que nos afectam, são oportunidades para crescer, para aprender, para transformar e criar algo novo.
Permanecer em ti é um desafio que leva a descobrir a riqueza que há na nossa vida. Como rezava Etty Hillesum (judia que morreu num campo de concentração Nazi): “Deus meu, fizeste-me tão rica, deixa-me por favor, partilhar generosamente essa riqueza. A minha vida tornou-se um diálogo ininterrupto contigo, meu Deus, um grande diálogo”.


Um grande diálogo que não nos deixa iguais. Que nos leva a deixar a nossa zona de conforto para ir ter com aqueles que mais precisam de nós. Hoje pergunto-me: O que é que vou fazer com esta riqueza? Onde, como e com quem quero permanecer?

Os comentários estão encerrados.