«Possam o pobre e o indigente louvar o vosso nome»

Bom dia Jesus!
O verão chegou em força e se calhar já vamos vivendo algumas alterações às nossas rotinas… Que neste novo tempo possamos manter estes momentos contigo!


Ao ler as diferentes leituras que a Igreja nos propõe, tocou-me de forma especial o Salmo 74:
Não esqueças para sempre, Senhor, a vida dos vossos pobres.
Porque nos rejeitais para sempre, Senhor, e se inflama a vossa ira
contra as ovelhas do vosso rebanho?
…Dirigi os vossos passos para estas ruínas eternas:
o inimigo tudo destruiu no santuário.
Os adversários rugiram no local das vossas assembleias,
desfraldaram seus estandartes em sinal de vitória.
…Deitaram fogo ao vosso santuário, profanaram e arrasaram a morada do vosso nome.
Olhai para a vossa aliança e vede: os recantos do país são antros de violência.
Não sejam os humildes confundidos, possam o pobre e o indigente louvar o vosso nome.


Hoje toca-me particularmente este salmo e faço dele a minha oração! Não é que me sinta esquecido ou abandonado por Deus, antes pelo contrário! As experiências vividas foram-me mostrando que Deus não esquece os seus pobres! E eu quero ser um desses pobres…. Pobre é aquele que se reconhece incompleto e se abre à verdade de que só Deus pode saciar e preencher o mais profundo do nosso coração. Pobre é todo aquele que se dispõe a receber e a valorizar o que o outro tem para oferecer!
Em momentos da minha vida também perguntei a Deus: “Porque me rejeitas? Porque se inflama a tua ira? Porque te esqueceste de mim?” Em momentos da minha vida, também eu supliquei e desabafei: “Aproxima-te de mim que estou em ruínas! Os inimigos destruíram o Teu santuário em mim… perdi a fé! Sinto-me vencido, perdi a batalha…” Vivi sozinho, ausente de Deus, vários momentos desta natureza… Por vezes, a interpretação que damos às situações que vamos vivendo é que fomos abandonados ou que estamos a colher a ira e o castigo de Deus… Mas hoje posso afirmar que Deus jamais nos esquece! À medida que fui entrando no conhecimento e no coração de Deus pude descobrir a ternura com que Deus permanecia ao meu lado, desejando que me desse conta da sua presença, tentando que visse o lado positivo das realidades que vivia. Hoje sinto o mesmo olhar, a mesma ternura! Hoje sinto a alegria de experimentar-me encontrado, a cada dia, a cada passo… A alegria de experimentar que vou edificando a minha existência na certeza de que nada nem ninguém nos poderá abalar ou separar!


Obrigado porque nunca te esqueces de mim, obrigado porque hoje, de um modo especial, dirigiste os teus passos, mais uma vez, até mim! Obrigado porque sempre me acolhes, me abraças, me carregas aos ombros e me recordas com carinho a Aliança que fizeste com o meu coração!
Oxalá todos possamos hoje escutar no nosso coração a resposta de Deus à súplica deste salmo. E que este pobre, que tentamos ser, possa terminar este momento dando graças e louvando o teu Nome…

Os comentários estão encerrados.