Procurai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo

Hoje é domingo, dia que festejamos a Tua Ressurreição Jesus, isto é, o facto de estares vivo! Que possamos ser conscientes ao longo deste dia da Tua presença e do Teu Amor Providente!


Somos convidados a rezar com Mt 6, 24-34:
«Ninguém pode servir a dois senhores: ou não gostará de um deles e estimará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso vos digo: Não vos inquieteis quanto à vossa vida, com o que haveis de comer ou beber, nem quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Porventura não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestido? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; e o vosso Pai celeste alimenta-as. Não valeis vós mais do que elas? Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? Porque vos preocupais com o vestuário? (…) Olhai os lírios do campo (…) Nem Salomão se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã será lançada ao fogo, como não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? (…) O vosso Pai celeste bem sabe que tendes necessidade de tudo isso. Procurai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo. Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Basta a cada dia o seu problema.»


Jesus é muito claro nos seus ensinamentos:
“Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.
– Até que ponto levo a sério o que me dizes, Jesus?
A minha intenção é servir a Deus, mas às vezes dá-me jeito fazer as duas coisas, deixo-me tentar por ter mais e parecer melhor, comparo-me com os outros e tento igualá-los ou até ultrapassá-los… o “ter” e o “parecer” são muito tentadores…
Por isso as nossas preocupações andam tantas vezes desalinhadas… Inquietamo-nos com coisas que não deveriam inquietar-nos… Não quero muito falar nos supérfluos que tanto nos desgastam e fazem perder tempo, mas sim referir as preocupações normais e humanas, como por exemplo a falta de emprego ou a falta de saúde que nos tiram a paz mais do que o desejável. A Palavra de Jesus também aí se aplica: porque te preocupas, criatura de pouca fé? O Pai do Céu sabe bem o que precisas!
Há um tempo perguntei a uma rapariga minha conhecida que tem uma filha muito deficiente que preocupações tinha com ela. Respondeu-me que nenhuma porque já tinha entregado a filha a Deus. Fiquei maravilhada com esta manifestação de confiança no Deus bom e providente! Quando chegarei a confiar assim em Ti, Senhor?
Como nos dizes, Jesus a nossa preocupação não pode acrescentar nem um só momento à duração da nossa vida!


Peço-Te, Jesus, a graça deste grande desafio que é poder viver cada dia como sendo único, com o empenho que devo pôr no que tenho que fazer, tentando lutar pela justiça e por todos os valores do Reino de Deus, pedindo e ajudando sobretudo os mais necessitados! Tudo o resto me virá por acréscimo. Se calhar não vou receber aquilo que pedi, mas sim o que Tu vires que necessito!

Os comentários estão encerrados.