«Que estais a pensar em vossos corações?»

Olá, Senhor! Obrigada porque me chamaste hoje do meio da multidão, para estar aqui a sós contigo .
Ajuda-me através da tua Palavra, a reconhecer o que me paralisa e a colocar tudo diante do teu Amor .


Rezemos hoje com o Evangelho de S.Lucas (5,17-26):
Um dia, quando Jesus ensinava, estavam ali sentados alguns fariseus e doutores da Lei, que tinham vindo de todas as localidades da Galileia, da Judeia e de Jerusalém; e o poder do Senhor levava-o a realizar curas. Apareceram uns homens que traziam um paralítico num catre e procuravam fazê-lo entrar e colocá-lo diante dele. Não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao tecto e, através das telhas, desceram-no com a enxerga, para o meio, em frente de Jesus. Vendo a fé daqueles homens, disse: «Homem, os teus pecados estão perdoados.» Os doutores da Lei e os fariseus começaram a murmurar, dizendo: «Quem é este que profere blasfémias? Quem pode perdoar pecados, a não ser Deus?»
Mas Jesus, penetrando nos seus pensamentos, tomou a palavra e disse-lhes: «Que estais a pensar em vossos corações? Que é mais fácil dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, o poder de perdoar pecados, ordeno-te – disse ao paralítico: Levanta-te, pega na enxerga e vai para tua casa.» No mesmo instante, ergueu-se à vista deles, pegou na enxerga em que jazia e foi para a sua casa, glorificando a Deus.
Todos ficaram estupefactos e glorificaram a Deus, dizendo cheios de temor: «Hoje vimos maravilhas!»


Nesta passagem do Evangelho de S Lucas reparo muito nos homens que trazem até Jesus o paralítico. Sobem e descem telhados com a enxerga. Sobre o paralítico sabemos muito pouco. Não sabemos se veio pela sua Fé .Vemos que outros cuidaram e se empenharam, ultrapassando obstáculos para o fazer chegar a Jesus.O esforço e a Fé destes homens, e a sua confiança em Jesus, curaram o paralítico. Foi para sua casa Glorificando a Deus .
E eu, quem sou no meio desta multidão?
“Que estais a pensar em vossos corações?”
Reconheço as minhas paralisias? Aceito ser ajudado?
Reconheço Jesus na ajuda de outros?
Sou consciente das minhas responsabilidades perante os que sofrem ao meu lado?
Jesus espera através de cada um de nós, oportunidade para curar mesmo ou principalmente os que não têm Fé , os que não têm confiança nem esperança .E podemos fazê-lo todos os dias, pela nossa presença original , nas pequenas coisas , surpreendendo quem se cruza no nosso caminho , com detalhes de cuidado .


Senhor, quero pedir-te a Graça de um coração aberto à ajuda que outros me possam dar.
Ajuda-me a ter um coração capaz de ser surpreendido pelos dons daqueles de quem já não esperava nada.
Ajuda-me ser capaz de me maravilhar perante a Vida e perante o que Deus me dá em cada dia.
Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Ámen.

Os comentários estão encerrados.