«Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue permanece em mim e Eu nele»

Bom dia, Amigo Jesus! Hoje é dia de Corpo de Deus, também chamado dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Em Portugal volta a ser feriado, para que possamos contemplar, adorar e participar neste modo que escolheste de permanecer em nós. Sinto vontade de rezar a sequência que será lida nas missas de hoje:
Terra, exulta de alegria,
Louva o teu pastor e guia,
Com teus hinos, tua voz.
Hoje a Igreja te convida:
O pão vivo que dá vida
Vem com ela celebrar.
Este pão – que o mundo creia –
Por Jesus na santa Ceia
Foi entregue aos que escolheu.
Bom pastor, pão da verdade,
Tende de nós piedade,
Conservai-nos na unidade,
Extingui nossa orfandade
E conduzi-nos ao Pai.
Aos mortais dando comida,
Dais também o pão da vida:
Que a família assim nutrida
Seja um dia reunida
Aos convivas lá do Céu.


Hoje toda a Igreja reza com o Evangelho de S. João (6, 51-58):
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Eu sou o pão vivo descido do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei-de dar é a minha Carne, que Eu darei pela vida do mundo». Os judeus discutiam entre si: «Como pode Ele dar-nos a sua Carne a comer?». Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a Carne do Filho do homem e não beberdes o seu Sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. A minha Carne é verdadeira comida e o meu Sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue permanece em mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como aquele que os vossos pais comeram, e morreram; quem comer deste pão viverá eternamente».


Amigo Jesus, fico sempre impressionada com a tua criatividade! Só um grande amor pode ser tão criativo!… Quiseste permanecer fisicamente connosco, para sempre. Quiseste que nos fôssemos tornado cada vez mais “da tua massa”. E o que fizeste? Na noite em que ias ser entregue, tomaste o pão que estava na mesa, abençoaste-o, partiste-o, e deste-o aos teus discípulos dizendo: «Este é o meu corpo, entregue por vós». Depois tomaste o vinho, abençoaste-o e deste-o aos discípulos, dizendo: «Este é o meu sangue, derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados». E concluíste: «Fazei isto em memória de mim.»
E é assim que hoje, 2000 anos depois dessa ceia, cada um de nós pode contactar contigo fisicamente, pode deixar que faças mesmo parte do nosso ser, que nos vás transformando por dentro. Claro que podemos contactar contigo doutras maneiras: pela oração, pela leitura da tua Palavra, pela contemplação da natureza… mas este modo tão físico, tão terra a terra é mesmo de mestre! Obrigada!


Jesus, quero aproveitar este feriado para preparar o encontro contigo na Eucaristia! Que todo o dia se organize em torno desse momento central. Quero comer a tua carne e beber o teu sangue, para que permaneças em mim e eu em ti!

Os comentários estão encerrados.