«Quem comer deste pão viverá eternamente»

Neste dia, Pai, faz com que nos deixemos interpelar pela tua Palavra, porque ela tem a missão de transformar a vida de cada um de nós e dos que nos estão próximos e precisam de nós. Amén.


E a Palavra que hoje interpela toda a Igreja está no Evangelho de S João 8,52-59:
Naquele tempo, os judeus discutiam entre si: «Como pode Jesus dar-nos a sua carne a comer?». Então Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: quem comer deste pão viverá eternamente». Assim falou Jesus, ao ensinar numa sinagoga, em Cafarnaum.


Se alguém guardar a Palavra de Jesus, jamais verá a morte. Acredito que “guardar” não é pegar na Palavra, dobrar e guardá-la dentro do nosso roupeiro, da nossa escrivaninha. Guardar quer dizer, acima de tudo, observar, trazer a Palavra para dentro do nosso coração e espelhá-la na vida, nos nossos trabalhos, nos nossos passeios, nos nossos cafés….
Estamos em busca de um sentido para a vida, de uma realização, estamos em busca, realmente, de trazer felicidade para nossa vida. Hoje vivem-se vidas muito rarefeitas, vidas sem sentido, sem projetos construtivos, vidas adormecidas. E não há vida plena se não for vivida com Jesus!
Pode parecer meio teórico dizer: “E como permanecer em Jesus?”. Ter a vida em Jesus é guardar a sua palavra, é conhecer, mergulhar e aprofundar-se nela; é transformar a vida nas palavras de Jesus, assumir aquilo que falamos, pensamos, agimos, a forma como vemos o mundo, as coisas, as situações, as relações e tudo aquilo que fazemos, de acordo com a Palavra de Deus, e fazer da vida uma amizade permanente com Jesus, e como Ele fica tão feliz!
As palavras de Deus provocam bênçãos naqueles que as acolhem e perturbação e ira para quem as rejeita. Não precisamos ir muito longe, porque, muitas vezes, queremos ser provocados pela Palavra de Deus. Quando ela vem contradizer o nosso comportamento, a nossa maneira de pensar, agir e falar algo, também rangemos por dentro, temos desculpas ou oposição a essa Palavra. Deixemo-nos incomodar pela Palavra de Deus, porque ela tem a missão de transformar a nossa vida!
É preciso abrir o coração para, docilmente, acolhermos e sermos conduzidos por essa Palavra! Mas não é acolher a Palavra apenas porque convém, naquilo que convém e com o que se está de acordo, que não o incomoda.
Este mundo tem sede de vida eterna, tem sede de renovação! A Palavra de Deus provoca inquietação naqueles que a acolhem; o coração começa a renovar-se, a transformar-se e a mudar, ganha plenitude. As sombras fogem de nós, coisas que estão ruminando de negativo dentro do nosso coração vão saindo pela força que a Palavra de Deus exerce dentro de nós. Mas a Palavra de Deus também provoca, por outro lado, indignação naqueles que não a acolhem.


Rezemos uns pelos outros para que saibamos acolher a Palavra de Deus no nosso coração e deixemos o Espirito Santo trabalhar aí, onde ela é mais precisa. Amén.

Os comentários estão encerrados.