Quem confiou no Senhor e ficou desiludido?

Olá Pai. Obrigado por este desejo de estar Contigo. Pode até já ser uma rotina no meu dia ou uma obrigação mas no princípio está esse desejo que vem de Ti e se dirige para Ti – o desejo de experimentar a Tua presença no meu dia.


Hoje a leitura é do Livro do Eclesiástico, capitulo 2 do 1 ao 13.
É intensa e dura por isso vou tentar escutar com atenção:
Filho, se queres servir o Senhor, prepara a tua alma para a provação. Procura ter um coração recto e constante e não te perturbes no tempo da adversidade. Une-te ao Senhor e não te afastes d’Ele, para seres exaltado no fim da tua vida. Tudo aquilo que te aconteça, procura aceitá-lo, e nas dificuldades da tua humilde condição sê paciente. Porque o ouro prova-se no fogo e os homens eleitos na fornalha da humilhação. Confia no Senhor e Ele cuidará de ti, segue o caminho recto e espera no Senhor. Vós que temeis o Senhor, confiai na Sua misericórdia e não vos afasteis, para não cairdes. Vós que temeis o Senhor, confiai n’Ele e a recompensa não vos faltará. Vós que temeis o Senhor, esperai os Seus benefícios, a alegria eterna e a Sua misericórdia. Vós que temeis o Senhor, amai-O e iluminar-se-á o vosso coração. Considerai as antigas gerações e vede: Quem confiou no Senhor e ficou desiludido? Quem perseverou no Seu temor e foi abandonado? Quem O invocou e não foi atendido? Porque o Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecados e salva no tempo da tribulação. Ele é o protector dos que O procuram de coração sincero.


Esta leitura é muito realista e isso é bom nos dias de hoje. Penso que muitas vezes idealizamos uma vida sem sofrimento e uma vida de seguimento de Jesus onde nos sentiremos sempre bem e felizes connosco e com os outros. Mas a realidade não é essa, simplesmente é menos cor-de-rosa e mais cor “natural”. A vida é mesmo difícil e isso não quer dizer que não esteja cheia da presença de Deus. Muitas vezes torna-se mais difícil se queremos seguir Jesus e entregar o nosso tempo e as nossas forças em função dos outros.
A primeira parte da leitura materializa essas dificuldades que sentimos e que são reais. Mas não é apenas isso que experimentamos. Se permanecemos poderemos ver como o senhor nos recompensa: alegria duradoura, misericórdia e um coração iluminado. Parece pouco ter o coração iluminado mas sabemos bem como é essencial saber o que andamos a fazer nesta vida – e a certeza disso só Deus nos pode dar.
Existe uma frase lesta leitura que por vezes me desconcerta – quando pergunta por quem confiou no senhor e foi desiludido. Eu as vezes sinto-me desiludido, não sei se é com o Senhor mas é com tudo e com todos. Precisamos de colocar a Deus todas as nossas desilusões, mesmo as que tenhamos contra Ele. O grande problema da nossa ausência de Deus é a falta de partilha dos nossos sentimentos. Muitos estarão impressionados com a crueza deste filme sobre os Jesuítas no Japão. Impressiona sofrimento e o martírio mas também impressiona o realismo de sentimentos acerca de Deus. Os conflitos interiores sobre se Deus intervém ou não na nossa vida continuam muito atuais. Só existe uma forma de viver esses conflitos: falando abertamente sobre tudo com Deus. Sem receio porque ele não nos vai julgar e anseia pela nossa presença e pela nossa constância na relação.


Papá, dá-nos a verdadeira consciência de que Tu és nosso pai. Ajuda-me a viver este dia com esse desejo de estar Contigo e de partilhar os meus sentimentos. Obrigado.

Os comentários estão encerrados.