“Quem Me vê, vê o Pai.”

Olá Senhor, neste dia em que celebramos São Filipe e São Tiago apóstolos que Tu chamaste para estarem contigo e para os enviares em Teu nome. Hoje também me chamas a mim para estar contigo e para que os meus gestos e as minhas palavras falem de Ti.


E marcas encontro connosco em João 14, 6-14
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim próprio, mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu a farei».


Jesus, parece-me sentir uma certa impaciência na Tua voz: “Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces…?”
Não será que me dizes isto a mim… há tanto tempo que tento ouvir-Te, escutar a Tua Palavra, viver contigo e parece que ainda não Te conheço bem. Sim ainda encontro em mim muitos preconceitos de quem Tu és, de quem Deus é… e faço-Te ainda muito à minha medida. Por isso, peço-Te o poder conhecer quem Tu realmente és e quem é o nosso Pai Deus .
Tu dizes: “Quem Me vê, vê o Pai.” Será, Jesus, que realmente o Deus em que acredito é Aquele que Tu nos mostraste com os Teus gestos e as Tuas palavras?
Um Deus que me quer servir, que me quer abraçar e cobrir de beijos ao voltar derrotado a casa, que me procura quando me perco? Que sempre me perdoa ainda que não escondas a verdade, que apostas por mim mesmo que saibas que vou cair mas que me posso levantar?
Tenho que reconhecer que me custa acreditar num Deus assim. Ajuda-me Jesus a acreditar que Tu estás no Pai e o Pai está em Ti. Que eu acredite em Deus através do que Tu nos mostraste por tantas obras que realizaste.


E ajuda-me a acreditar que ao acreditar assim em Ti, Tu podes realizar as mesmas obras que fizeste e ainda maiores através de mim… porque Tu estás no Pai e tudo quanto pedirmos em Teu nome, Tu o farás… em nós…

Os comentários estão encerrados.