Quem olhava para a serpente, vivia

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 st1:*{behavior:url(#ieooui) } /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:”Times New Roman”; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} «O SENHOR disse a Moisés: «Faz para ti uma serpente abrasadora e coloca-a num poste. Sucederá que todo aquele que tiver sido mordido, se olhar para ela, ficará vivo.»
Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e fixou-a sobre um poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, vivia..»

Livro dos Números, capítulo 21, versículo 8 a 9

Em seguida, disse aos discípulos: «É por isso que vos digo: Não vos preocupeis quanto à vossa vida, com o que haveis de comer, nem quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir;pois a vida é mais que o alimento, e o corpo mais que o vestuário.
Reparai nos corvos: não semeiam nem colhem, não têm despensa nem celeiro, e Deus alimenta-os. Quanto mais não valeis vós do que as aves! E quem de vós, pelo facto de se inquietar, pode acrescentar um côvado à extensão da sua vida? Se nem as mínimas coisas podeis fazer, porque vos preocupais com as restantes?
Reparai nos lírios, como crescem! Não trabalham nem fiam; pois Eu digo-vos: Nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva, que hoje está no campo e amanhã é lançada no fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé! ão vos inquieteis com o que haveis de comer ou beber, nem andeis ansiosos, pois as pessoas do mundo é que andam à procura de todas estas coisas; mas o vosso Pai sabe que tendes necessidade delas. Procurai, antes, o seu Reino, e o resto vos será dado por acréscimo. Não temais, pequenino rebanho, porque aprouve ao vosso Pai dar-vos o Reino.» Vendei os vossos bens e dai-os de esmola. Arranjai bolsas que não envelheçam, um tesouro inesgotável no Céu, onde o ladrão não chega e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.»
Evangelho segundo São Lucas, capítulo 12, versículo 22 a 34
 

 

Bom dia, Pai.
Nesta Páscoa, estas duas leituras chamaram-me a atenção.
Ultimamente, ando com a suspeita de que a minha vida ainda deveria ter mais uma inflexão, para que pudesse viver mais e melhor o projecto que Deus sempre sonhou para mim. Tantas vezes ando a correr… quando ainda não acabei uma coisa, já estou a pensar noutra… Nisto tudo, penso que há algo de errado e que o Senhor quer para mim uma vida onde ande mais satisfeito, sereno e em paz comigo próprio, com os outros e com o mundo.
Por uma série de circunstâncias, comecei a ler “A sublime arte de envelhecer e ser uma bênção para os outros”, de Ansel Grum. Neste livro, o autor refere que uma pessoa que envelhece bem (nem todos envelhecem bem…) torna-se um sábio. E um dos sinais desta sabedoria é a aceitação: a aceitação do que sou, do que os outros são e do mundo tal como é.
Esta afirmação deixou-me sem respirar!
É tão simples e no entanto como esta realidade me escapava por completo. Como é verdade que só a partir de uma atitude de aceitação é que se pode fazer surgir vida!! Se eu não aceito a minha mulher ou o meu filho nunca poderemos construir uma relação frutuosa. Se eu não aceito o mundo tal como ele é, com todos os seus pontos bons e maus, nunca poderei ter uma atitude positiva e construtiva sobre ele. Estarei sempre em guerra com ele e não em sintonia.
Outra ideia do livro é que devemos desfrutar: desfrutar do tempo que temos, ser dono do tempo e não andarmos a correr atrás dele. Desfrutar das pessoas, desfrutar da natureza.
Por último, impactou-me o facto de o autor dizer que as pessoas que vivem assim atraem os outros, porque é bom estar na sua presença e porque nos aceitam tal como somos, não sendo moralistas, usufruindo da nossa companhia e oferecendo ajuda, sem pedir nada em troca.
Que projecto de vida tão diferente do que eu muitas vezes vivo. Em vez de querer fazer mais coisas e de andar sempre a correr, ser mais pessoa, usufruir mais do que me rodeia e dos que me rodeiam. O convite é ser a serpente de bronze de Moisés para qual quem olhava fica curado!
O convite é também o de olhar para os lírios do campo e ver a nossa essência a nossa natureza e vivê-la em cheio! Apostar em arranjar “bolsas que não envelheçam, um tesouro inesgotável no Céu, onde o ladrão não chega e a traça não rói”. Não tentar mudar o mundo mas viver em cheio para que de nós possa sair vida. Acreditar que Deus está do nosso lado e que contribui para o nosso bem!

Boa oração

 

Os comentários estão encerrados.