“Quero, fica limpo!”

Trindade, obrigada por uma vez mais quereres vir ao meu encontro. Obrigada pela oportunidade de mais um dia, de mais vida. A amizade que me tens impulsiona-me a viver em missão de mim até ao outro, lado a lado contigo.


A Palavra de Deus para mim hoje é Marcos 1, 40-45:
“Naquele tempo, veio ter com Jesus um leproso. Prostrou-se de joelhos e suplicou-Lhe: «Se quiseres, podes curar-me». Jesus, compadecido, estendeu a mão, tocou-lhe e disse: «Quero: fica limpo». No mesmo instante o deixou a lepra e ele ficou limpo. Advertindo-o severamente, despediu-o com esta ordem: «Não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua cura o que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho». Ele, porém, logo que partiu, começou a apregoar e a divulgar o que acontecera, e assim, Jesus já não podia entrar abertamente em nenhuma cidade. Ficava fora, em lugares desertos, e vinham ter com Ele de toda a parte.”


A narração de Marcos hoje começa com alguém que reconheceu a sua doença, com alguém que reconheceu a sua fragilidade: o leproso que vai ao encontro de Jesus. O leproso que entende que por suas forças já não pode, que por sua vontade e querer só não se curará.
Este leproso é alguém que chega até Jesus com um firme propósito. Um alguém que sabia o que queria, um alguém que pouco sabia da resposta ou do desfecho final mas que arriscou viver nesse propósito, na procura da sua purificação.
E eu vivo à procura de quê? Qual o meu propósito? O que é que Jesus hoje pode curar em mim?
Um leproso… um homem publicamente identificado como impuro, um marginalizado, um excluído, um distante, aquele em quem ninguém tocava, o que vivia em solidão, aquele que violou a lei para ser curado. Este foi o corajoso que se aproximou de Jesus e pediu: “se quiseres podes curar-me”. E é deste que Jesus tem compaixão! É este que Jesus reintegra, e é a este que Jesus restitui a vida. O Filho de Deus quer fazer-se próximo rompendo os esquemas fechados da sociedade e da religião do seu tempo.
Jesus pôde chegar ao leproso porque o leproso se quis aproximar de Jesus. Depois deixou-se curar.
Que desafio é para mim a atitude deste homem…
Senhor quantas vezes não deixei que me curasses? Quantas vezes não acreditei que me integrasses?
Será que deixo as coisas serem o que são, as pessoas serem como são e Deus ser Deus?
Senhor, que hoje possas também curar a minha surdez que me impede de ouvir esse teu: “Quero, fica limpo!”


Senhor ensina-me que para Ti vale sempre mais a Vida que a Lei, a pessoas que os esquemas. Ensina-me a dar-Te espaço. Que possas habitar nesses meus espaços fechados, encerrados ao convívio e ao estar.

Os comentários estão encerrados.