Reconhecer com sincera humildade aquilo onde preciso de mudar…

Olá Senhor, já faz oito dias que começamos a Quaresma e gostava de parar e aperceber-me de como a estou a viver. Quero aproveitar este tempo tão bom para viver e crescer naquilo que me faz mais pessoa; naquilo que os outros precisam que eu profundamente seja… por isso cria em mim um coração novo…


E é esse o desafio que nos lanças neste Salmo 51:
“Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade,
pela vossa grande misericórdia apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade e purificai-me de todas as culpas.
Criai em mim, ó Deus, um coração puro
e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.
Não queirais afastar-me da vossa presença
e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.
Não é do sacrifício que Vos agradais
e, se eu oferecer um holocausto, não o aceitareis.
Sacrifício agradável a Deus é o espírito arrependido:
não desprezareis, Senhor, um espírito humilhado e contrito.”


Hoje, A Igreja celebra um santo português… São João de Deus que acabou por fundar a Ordem Hospitaleira que se dedica a pessoas com dificuldades mentais…
Obrigada, Senhor, por tocares o coração de tantas pessoas ao longo da história para serem a Tua presença e amarem aqueles que à primeira impressão não são tão fáceis de amar. Mas Tu amas a todos da mesma maneira… obrigada.
Por isso o salmo torna-se, hoje, a nossa tabua de salvação. Ajuda-nos a pedir-Te com a voz do salmista que nos transformes desde dentro, que cries em nós um coração novo e puro capaz de amar ao Teu estilo. Um coração que ama e acolhe mesmo aquelas pessoas e situações que à primeira impressão não são fáceis de amar.
Não se trata, neste tempo, de fazer sacrifícios por sacrifícios. Pois o sacrifício que é agradável a Ti é um espírito arrependido.
De que me posso arrepender? Há situações e pessoas que não consigo amar. Arrependo-me?
Arrepender-se não significa sempre saber fazer diferente, mas significa pedir ajuda. Significa pedir que nos laves do nosso mal. Significa pedir um coração novo… significa reconhecer com sincera humildade aquilo onde preciso de mudar… e com um espírito arrependido pedir-Te, Senhor, pela Tua grande misericórdia, apaga o meu pecado…


A Quaresma não é uma corrida de obstáculos, nem uma sucessão de sacrifícios, mas sim uma viagem ao nosso coração para poder dar-Te, Senhor, o coração e a vida, pedindo que nos faças mais capaz de arrependimento, amor e perdão.

Os comentários estão encerrados.