«Saíram ao encontro do noivo»

Que bom poder ter este tempo de paragem para estar contigo, Senhor. Obrigada pelo dia de hoje, por quereres estar presente que cada instante, em cada relação e em cada circunstância da minha vida. Que a minha vontade de te querer no mundo e em cada lugar por onde passo vá aumentando mais e mais.


O Evangelho de hoje é Mateus 25, 1-13:
«O Reino do Céu será semelhante a dez virgens que, tomando as suas candeias, saíram ao encontro do noivo. Ora, cinco delas eram insensatas e cinco prudentes. As insensatas, ao tomarem as suas candeias, não levaram azeite consigo; enquanto as prudentes, com as suas candeias, levaram azeite nas almotolias. Como o noivo demorava, começaram a dormitar e adormeceram. A meio da noite, ouviu-se um: ‘Aí vem o noivo, ide ao seu encontro!’ Todas aquelas virgens despertaram, então, e aprontaram as candeias. As insensatas disseram às prudentes: ‘Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas candeias estão a apagar-se.’ Mas as prudentes responderam: ‘Não, talvez não chegue para nós e para vós. Ide, antes, aos vendedores e comprai-o.’ Mas, enquanto foram comprá-lo, chegou o noivo; as que estavam prontas entraram com ele para a sala das núpcias, e fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram as outras virgens e disseram: ‘Senhor, senhor, abre-nos a porta!’ Mas ele respondeu: ‘Em verdade vos digo: Não vos conheço.’ Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.»


Estamos e vivemos num mundo do qual quase se pode dizer que anda à velocidade da luz. Achamos que é tudo e tanta coisa que não temos tempo para nada.
E no meio desta leitura há alguém que espera alguém! As mulheres que se arriscam àquilo a que chamamos “perda de tempo”, que se arriscam a oferecer tempo para esperar.
As dez virgens esperam o noivo… símbolo de uma Igreja que espera Cristo. As noivas preparadas com as candeias saem para o encontro e por ele esperam…
De que encontros estou à espera? Quem gostaria eu de encontrar?
Por quem perderia o meu tempo para ganhá-lo?
Que encontros quero ver em casa? E com os amigos? E no meu trabalho ou no lugar onde estudo?
Nas dez virgens o elemento comum é, de facto, este desejo de encontro. Em todas percebemos que querem encontrar. Ainda assim apenas metade, apenas cinco preparam os meios para chegarem ao encontro pelo qual esperam, apenas cinco se preparam efetivamente com óleo para as suas candeias para passar tempo com aquele por quem esperam.
Nos encontros que desejo, na minha família, no meu trabalho e com os meus amigos como ponho os meios e a minha parte para lá chegar?
Há uma dedicação, uma persistência e um propósito que fazem parte do caminho que nos leva ao encontro.


Ensina-nos Senhor a estar atentos. Que a nossa espera seja uma espera de paciência e de confiança. Obrigada porque sempre nos surpreendes no meio desse “nunca saber o dia nem a hora”.

Os comentários estão encerrados.