«Saiu o semeador a semear»

Que bom Senhor que hoje possa voltar a escutar a tua palavra e possa experimentar o seu poder transformador. São muitas as palavras que enchem o meu coração, mas só no silêncio escuto a palavra que me muda a vida e a perspectiva. Que possa deixar-te ressoar em mim….


E hoje ressoas em mim através do Evangelho de S Mateus,13, 1-23:
Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-Se à beira-mar. Reuniu-se à sua volta tão grande multidão que teve de subir para um barco e sentar-Se, enquanto a multidão ficava na margem. Disse muitas coisas em parábolas, nestes termos: «Saiu o semeador a semear. Quando semeava, caíram algumas sementes ao longo do caminho: vieram as aves e comeram-nas. Outras caíram em sítios pedregosos, onde não havia muita terra, e logo nasceram, porque a terra era pouco profunda; mas depois de nascer o sol, queimaram-se e secaram, por não terem raiz. Outras caíram entre espinhos e os espinhos cresceram e afogaram-nas. Outras caíram em boa terra e deram fruto: umas, cem; outras, sessenta; outras, trinta por um. Quem tem ouvidos, oiça». Os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «Porque lhes falas em parábolas?». Jesus respondeu: «Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos Céus, mas a eles não. Pois àquele que tem dar-se-á e terá em abundância; mas àquele que não tem, até o pouco que tem lhe será tirado. É por isso que lhes falo em parábolas, porque vêem sem ver e ouvem sem ouvir nem entender. Neles se cumpre a profecia de Isaías que diz: ‘Ouvindo ouvireis, mas sem compreender; olhando olhareis, mas sem ver. Porque o coração deste povo tornou-se duro: endureceram os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para não acontecer que, vendo com os olhos e ouvindo com os ouvidos e compreendendo com o coração, se convertam e Eu os cure’. Quanto a vós, felizes os vossos olhos porque vêem e os vossos ouvidos porque ouvem! Em verdade vos digo: muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes e não viram e ouvir o que vós ouvis e não ouviram. Escutai, então, o que significa a parábola do semeador: Quando um homem ouve a palavra do reino e não a compreende, vem o Maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração. Este é o que recebeu a semente ao longo do caminho. Aquele que recebeu a semente em sítios pedregosos é o que ouve a palavra e a acolhe de momento com alegria, mas não tem raiz em si mesmo, porque é inconstante, e, ao chegar a tribulação ou a perseguição por causa da palavra, sucumbe logo. Aquele que recebeu a semente entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução da riqueza sufocam a palavra, que assim não dá fruto. E aquele que recebeu a palavra em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende. Esse dá fruto e produz ora cem, ora sessenta, ora trinta por um».


Sei Senhor que é tua a decisão de semear, e que é uma decisão gratuita…No entanto necessita de acolhimento. Só pode dar fruto se eu for capaz de a acolher em mim. Eu desejo, mas por vezes não preparo a terra para que possa dar fruto. A tua palavra é esta semente e eu por vezes sinto que posso não dar tempo suficiente para meditá-la no meu coração e deixá-la transformar.
Gostava de não viver de impulsos, momento ou palavras vãs…Gostava de dar mais peso ao que Tu me dizes em vez das palavras dos outros ou a mim própria. Gostava de saborear mais o que me dizes e não tanto deixar-me levar pelos meus sentimentos ou por palavras que falam de ti mas não são Tu. Quero preparar a minha vida, quero escutar a partir de dentro, quero que Tu possas falar à minha vida e ao meu coração. Onde cai a tua Palavra na minha vida? Que tipo de terreno sou? E qual o fruto que produz?
Hoje voltas-me a desafiar, pedindo que a minha vida seja este templo vivo onde a tua palavra possa germinar, dando frutos de vida. Obrigado Senhor.


Senhor ,que hoje possa estar atenta e que a tua palavra seja vida em mim e através de mim.

Os comentários estão encerrados.