Viver a quaresma contigo, Maria, é um desafio fantástico – olhar o mundo, o meu projecto de vida, desde o teu olhar e a tua fé. Tu que és mulher e mãe, tu que cuidas e dás colo, mas que também incitas a ir e ousar mais. Tu que ousaste confiar e viver no Amor de Deus com tudo o que eras e o que não eras ainda.
Hoje, o Evangelho de São Lucas (1, 26-38) fala-nos de ti:
Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.»
“Ave Maria cheia de graça, o Senhor é contigo”.
Este trecho do Evangelho é centrado na pessoa de Maria – aquela que deixou que fosse o Teu amor, Senhor, o fio condutor da sua vida, sonhos e opções. E por isso hoje também somos convidados a deixar que o Anjo entre em nossa casa, no nosso coração e nos diga “não temas, pois achaste graça diante de Deus”. Tu, Senhor, tens sonhos grandes, desejas profundamente renovar a face da terra e esperas que cada um de nós construa uma vida cheia desta graça, do Teu Amor. Que tenhamos a humildade e a disponibilidade de Maria nesta Quaresma para nos deixarmos guiar por Ti, nas pequenas e grandes opções, para que Jesus possa ser experiência real e concreta nos ambientes onde estamos – para que este “reinado” que está acima de toda a lógica humana possa existir e ser já hoje uma realidade.
Qual o papel a que me sinto chamada hoje? Como posso concretizar a vocação a que me chamas? São tantas e tão grandes as questões que tenho no meu coração… Mas descanso em Ti, Senhor, sabendo que tenho a vida toda para ir respondendo e a cada dia concretizando um pouco mais o projecto que sonhas para mim. Que com Maria possamos fazer este discernimento e ir vivendo as concretizações possíveis e que estão ao nosso alcance, dia após dia.
Obrigada, Pai, por este Amor que é mais forte e vai mais além dos meus limites, das minhas limitações e concepções. Obrigada por fazeres novas todas as coisas e, assim, renovares a cada dia a minha vida e a face da terra.