«Se permanecerdes na Minha palavra, sereis verdadeiramente Meus discípulos »

Bom dia, Senhor, obrigada pelo Teu chamamento a estar Contigo nesta manhã e por nos abrires o Teu coração na Palavra que hoje nos diriges. Dá-nos o dom do teu Espírito, que nos ajude a orar no meio da nossa dispersão e fragilidade, na nossa sede e fome de Ti.


Escutamos-Te através do Evangelho de João 8, 31-42, que diz:
Naquele tempo, dizia Jesus aos judeus que tinham acreditado n’Ele: «Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente Meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará». Eles responderam-Lhe: «Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como é que Tu dizes: ‘Ficareis livres’?» Respondeu Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: Todo aquele que comete o pecado é escravo. Ora o escravo não fica para sempre em casa ; o filho é que fica para sempre. Mas se o Filho vos libertar, sereis realmente homens livres.


Estamos já a uma semana de celebrar a maior das festas da nossa fé: a Páscoa! O mistério do amor incondicional de Jesus por nós e a Sua vitória sobre o mal e o pecado. E nesta altura do nosso caminho quaresmal, sinto que o Teu desejo de que Te acompanhemos até ao fim, como o discípulo amado, até à cruz, se expressa com maior intensidade nestas palavras:
«Se permanecerdes na Minha palavra, sereis verdadeiramente Meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará».
Sim! É esse o Teu desejo para a nossa vida, que sejamos verdadeiramente Teus discípulos, que conheçamos a verdade do Teu amor, e que vivamos livres do medo, do pecado e da desesperança! Por isso, vais até à cruz e deixas-nos a Tua palavra convidando-nos a permanecer nela, pois só assim poderemos ser realmente Teus discípulos.
Onde permanece a minha atenção? Em que sentimentos, pensamentos e palavras me instalo?
Por experiência sei que é fácil instalar-me em pensamentos pessimistas, em critérios eficacistas ou em sentimentos de desconfiança, em projetos e fazeres, em esquemas antigos! E sem me aperceber, sinto-me pouco livre para viver como Teu discípulo nos ambientes que vivo, nas circunstâncias difícieis que a vida traz!
Por isso, hoje, com insistência dás-nos a chave: permanece em Mim! Pois não basta um dia de chuva para fazer germinar um campo semeado, nem cavar uma vez para encontrar água no deserto. É preciso regar a terra continuamente e cavar muitas vezes, para o campo florescer e a água aparecer. É preciso permanecer.


Senhor, ajuda-me a parar hoje, a optar por permanecer em Ti, na Tua palavra, em cada circunstância, em cada opção, em cada gesto. Ajuda-me a deixar-me guiar pelas Tuas palavras que me lembram a verdade da minha vida e que têm o poder de me transformar cada vez mais em Teu discípulo.

Os comentários estão encerrados.