«Se quiseres, podes curar-me»

Senhor, chamaste-nos hoje a este encontro contigo porque sabes bem que é em ti e contigo que conseguimos sentido para a nossa vida.
Em ti buscamos e em ti encontramos confiança, pela tua Palavra, na oração.


Rezamos hoje a tua Palavra no Evangelho de São Marcos 1,40-45:
Naquele tempo, veio ter com Jesus um leproso. Prostrou-se de joelhos e suplicou-Lhe: «Se quiseres, podes curar-me». Jesus, compadecido, estendeu a mão, tocou-lhe e disse: «Quero: fica limpo». No mesmo instante o deixou a lepra e ele ficou limpo. Advertindo-o severamente, despediu-o com esta ordem: «Não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua cura o que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho». Ele, porém, logo que partiu, começou a apregoar e a divulgar o que acontecera, e assim Jesus já não podia entrar abertamente em nenhuma cidade. Ficava fora, em lugares desertos, e vinham ter com Ele de toda a parte.”


Neste Evangelho, como na nossa vida, tudo começa com um encontro. O Leproso encontra Jesus. “Prostrou-se de joelhos e suplicou-lhe: Se Quiseres podes curar-me “.
O leproso deposita em Jesus toda a confiança.
Tal como nós precisamos de ser curados. Tantas vezes estamos como o Leproso. Vivemos escondidos para que não se revele aos outros os nossos medos as nossas imperfeições. Essas que se espelham no nosso rosto como chagas…
Jesus aceita e toca o Leproso.
Este encontro reflete o Amor e a Ternura de Deus por este homem.
O leproso vê em Jesus a oportunidade para resgatar a sua dignidade perdida.
Não pede só a cura física, mas a purificação. Abandona-se à vontade de Deus.” Se quiseres podes …”. Não se fecha na sua dor, mas lança-se e pede ajuda. A cura começa ali, naquele momento, quando ainda cheio de chagas se sente importante aos olhos de Jesus.
Todos sabemos onde encontrar, perto de nós, nas famílias, nas comunidades, no trabalho, Esse de quem mantemos uma certa distância. Muitas vezes com medo que a sua presença nos cause mal estar perante os outros…


Peçamos ao Senhor a Graça e o Dom de sabermos como mudar a nossa atitude. Acolhendo com amizade e carinho os que mais tendemos a excluir por preconceito ou intolerância.
Peçamos ao Senhor o Dom da Compaixão e recusemos a indiferença perante o mal.
A Compaixão só existe quando nos recusamos a abandonar o outro que sofre sozinho.
Jesus, quero agradecer-te tudo o fazes por mim. Por todos os milagres da minha vida. Pela confiança crescente . Porque me desafias e pões à prova. Porque me libertas. Porque colocas pessoas santas na minha vida, que são verdadeiro testemunho de ti entre nós.

Os comentários estão encerrados.