“Sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo”

Bom dia Senhor! Obrigada por esta oportunidade de começar uma nova semana Contigo. Nesta primeira semana de Quaresma, queria pedir-Te que me ajudasses a ter presente que, apesar das rotinas, horários e constrangimentos, cada dia, cada semana são únicos e não se voltam a repetir. Ajuda-me a ter presente que os acontecimentos podem não estar nas minhas mãos, mas que a forma como os vivo pode fazer toda a diferença. Por isso, peço-Te que me ajudes a estar atenta ao que intuo de Ti, ao modo como me desafias a viver diariamente.


Hoje desafias-me através do Livro de Levítico 19, 1-2.11-18:
O Senhor dirigiu-se a Moisés, dizendo: «Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e diz-lhes: sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo. Não furtareis, não mentireis, nem enganareis em detrimento de um compatriota. Não jurareis falso, em meu nome; desse modo profanareis o nome do vosso Deus. Eu sou o Senhor. Não roubarás nem furtarás nada ao teu próximo; o salário do jornaleiro não passará a noite em teu poder até à manhã seguinte. Não insultarás um surdo, não colocarás tropeços diante de um cego. Teme o teu Deus. Eu sou o Senhor. Não cometerás injustiças nos julgamentos. Não prejudicarás o pobre, nem serás complacente para com o poderoso. Julgarás o teu compatriota com imparcialidade. Não semearás o mal no meio do teu povo. Não peças o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor. Não odiarás o teu próximo no teu coração; mas repreenderás o teu compatriota para não caíres em pecado por causa dele. Não te vingarás nem guardarás rancor aos filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.


Senhor, às vezes, tenho dificuldade em discernir qual a atitude, o caminho certo. Muitas vezes fico focada no que não deve ser, por onde não devo seguir, mas sem necessariamente saber para onde ir.
Com esta Palavra dava-me conta que me encontro nestas encruzilhadas, porque nem sempre trago comigo o Meu Deus (Tu), mas o deus da lei. Por isso, Senhor, hoje peço-Te que me ajudes a fazer-me acompanhar por Ti, este Deus que me abre caminhos, oportunidades, que me tira das minhas ideias pré-concebidas, que me ajuda a não ficar presa em mim mesma. Este Deus que me diz “Não cometerás injustiças nos julgamentos”, e que me lança ao mesmo tempo o desafio “Julgarás o teu compatriota com imparcialidade”; “Não te vingarás nem guardarás rancor aos filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Ajuda-me a fazer-me acompanhar por este Deus que acredita que sou capaz de viver este desafio à santidade, ou seja que posso sentir e viver da mesma forma que Ele.


“Sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo.”
Senhor, que eu não menorize nem relativize este desafio, e esta fé que Tu tens em mim. Que eu acredite que sou capaz de viver com este mesmo respeito pelos outros, com esta mesma fraternidade com o mundo que me rodeia. Amen.

Os comentários estão encerrados.