Seguir-Te é um caminho que exige fazer opções difíceis sem poder ver logo os resultados

Jesus, preciso de descansar em Ti! Porque quando estou contigo o meu coração se apazigua e descansa: da correria da vida, de querer fazer muita coisa ao mesmo tempo, de querer resolver os problemas do mundo e simultaneamente de me ver tão impotente, tão limitada. Obrigada porque posso parar, pôr tudo nas tuas mãos e confiar…


A Palavra de Deus para hoje está em Lc 13, 22-30:
Naquele tempo, Jesus dirigia-Se para Jerusalém e ensinava nas cidades e aldeias por onde passava. Alguém Lhe perguntou: «Senhor, são poucos os que se salvam?». Ele respondeu: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, vós ficareis fora e batereis à porta, dizendo: ‘Abre-nos, senhor’; mas ele responder-vos-á: ‘Não sei donde sois’. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste nas nossas praças’. Mas ele responderá: ‘Repito que não sei donde sois. Afastai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade’. Aí haverá choro e ranger de dentes, quando virdes no reino de Deus Abraão, Isaac e Jacob e todos os Profetas, e vós a serdes postos fora. Virão muitos do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e sentar-se-ão à mesa no reino de Deus. Há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos». 


As palavras deste trecho do Evangelho são duras, nem parecem vir de Jesus ou dum seu mensageiro. Por isso não devem ser interpretadas à letra e isoladamente, mas desde o que conhecemos de Jesus. Ele quer levar-nos sempre mais longe, a viver com maior profundidade e mais realizados.

Hoje o que me queres dizer a mim, Jesus?
“Entrar pela porta estreita” parece-me ser um apelo de Jesus a não viver acomodada a uma tranquilidade
mundana.

O seguimento de Jesus dá insegurança, não é tudo definido à partida, às vezes parece que caminhamos sem saber onde vamos parar. Por vezes dou por mim a “invejar” aqueles que têm uma vida mais cómoda e certa. Como os israelitas no deserto que diziam a Moisés que desejavam voltar para o Egito, pois lá não faltava comida e bebida.

Seguir-Te de verdade Jesus, não é simplesmente ir a muitas missas, ou participar em muitas palestras teológicas ou colaborar em obras de caridade. Seguir-Te é um caminho de libertação, que exige fazer opções difíceis por confiar em Deus sem poder ver logo os resultados.

Às vezes prefiro optar por coisas mais seguras, que tenham maior visibilidade ou possam dar mais prestígio. Porque seguir-Te de verdade, Jesus, é viver como Tu viveste, é também ficar no último lugar, sem notoriedade, sem que me agradeçam e tendo que renunciar a coisas que me são apetecíveis. Porque o tesouro és tu em mim, é a força do teu amor no coração. O seguir-te é fazer de ti o centro mais alem das minhas falsas seguranças.


Jesus ensina-me a fazer opções de acordo com a Tua vontade, opções de vida e não de “morte” ou de estagnação. A confiar que seguir-Te é caminho para uma felicidade maior que só tu dás.

Os comentários estão encerrados.