Senhor, “fica connosco”

Senhor, obrigada por continuares a querer criar relação comigo, por continuares a querer partilhar a vida, a partilhar o dia-a-dia. Obrigada por continuares a querer fazer da minha vida uma companhia constante, a companhia da Trindade.


A Palavra de Deus hoje para mim é Mateus 5, 17-20:
«Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição.
Porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém violar um destes preceitos mais pequenos, e ensinar assim aos homens, será o menor no Reino do Céu. Mas aquele que os praticar e ensinar, esse será grande no Reino do Céu. Porque Eu vos digo: Se a vossa justiça não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, não entrareis no Reino do Céu.»


Hoje Jesus, és Tu mesmo quem diz que vem acrescentar algo novo à nossa vida, Tu dizes: “Não vim revogá-los mas levá-los à perfeição”. Entendo que me relembras: não te vim tirar quem és mas vim levar-te a ti mesma, vim fazer-te mais feliz, vim fazer-te mais humana, vim fazer-te mais integrada.
No dia-a-dia parece que é tão fácil olhar para mim e para os outros como um ideal que gostaria que fôssemos mas que na verdade não existe. Tu hoje convidas a partirmos da realidade do que somos e do que já temos. A vida de cada um é o que é, e é para estes que vem o Evangelho.
Será que olho para o mundo como um mundo real mais do que um mundo ideal?
A Tua lógica é uma lógica que só encaixa num espaço e numa humanidade que também falha. O Teu acrescento a esta lei dos homens é a lei de Deus, a lei do Amor, aquele que tudo desculpa, tudo crê, tudo espera e tudo suporta.
E a minha lei? Com que lógica julgo o mundo?
Porque grande no Reino dos Céus, diz Jesus, é o que não só ensina mas também o que pratica. Não é uma questão de marketing mas uma questão de coerência, uma questão de Amor.
Jesus, para Ti de facto o ponto determinante é o Amor. As leis, mesmo que religiosas, perdem o sentido se não forem elaboradas em favor da vida. Obrigada pelo convite à vida, à vida de todos os dias, à vida de cada um.


Senhor “fica connosco”… Ensina-nos essa loucura do Amor para quem a vida está no centro. Santo Agostinho dizia: “Ama e faz o que quiseres”. Ajuda-me a fazer do Teu o meu critério.
Maria ajuda-nos a olhar para ti e descobrir o modo de estar na vida de Jesus, em ti realiza-se já aquilo que somos chamados a ser.

Os comentários estão encerrados.