«Será grande quem praticar e ensinar os mandamentos»

Um novo dia de caminho neste itinerário de Quaresma rumo ao extremo da expressão do Amor máximo: morrer com o coração apaixonado por esta Humanidade pobre e frágil!
Obrigada Jesus por essa demonstração irreverente de amor, por essa Vida que contagias, pela grandeza de Vida a que nos chamas!


A Tua irreverência inunda o meu coração através de Mt 5, 17-19:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar. Em verdade vos digo: Antes que passem o céu e a terra, não passará da Lei a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém transgredir um só destes mandamentos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus. Mas aquele que os praticar e ensinar será grande no reino dos Céus».


Interpelam-me muito estas palavras “Naquele tempo” com que começam muitas das tuas conversas Jesus! Por vezes sabem-me a dois mil anos atrás! Como se Tu fosses do passado! Logo me dou conta que é para agora, para hoje e que o tempo que me desassossega é o teu tempo: ontem, hoje e amanhã!
A segunda interpelação é falares-me do que penso! E penso muito! Sendo vital pensar, não lhe dou a justa equivalência no sentir e no amar! E quanto a isto sussurras-me a recordar que a oração é o meio por excelência para inverter esta tendência e passar ao pensar menos e amar muito! Senhor, quantas reservas em pensar menos e amar mais! Talvez seja essa a porta de entrada para perceber estas tuas abordagens relativas à Lei, às normas, às regras!
É claro que precisamos de regras ou impera o caos: sem regras um hospital ou uma escola não funcionam! Sobre isto não abres mão, mas, a mim, falas-me de uma Lei maior que já está inscrita no meu coração e que humaniza a regra e os seus atributos impessoais. O que queres abolir é um modo cristalizado de viver, dilatando o meu olhar e o meu sentir e assim, à luz da Lei do Amor, implemento as regras humanizadas, ao serviço das pessoas e não o contrário, correndo o risco de abrir espaço à escravidão, ao esmagamento da pessoa! Foi precisamente para eliminar a escravidão que deste a vida!
A terceira interpelação é para a grandeza de praticar e ensinar! Hoje como nunca percebi que praticar e ensinar vão juntos, como as asas de uma borboleta. É quando dou testemunho com a minha vida que ensino! Foi isso que fizeste, em cada gesto, em cada situação e por isso és GRANDE e esse é, hoje, o convite – sermos GRANDES!


Senhor meu e Deus meu! Quanto te agradeço o acolhimento das minhas inquietações, e a capacitação para as transcender, para lhes dar sentido, para me humanizar a mim e àqueles que colocas na minha vida!

Os comentários estão encerrados.