Será o teu Reino o meu essencial? Ou vivo de tolices?

Bom dia, meu Deus e Senhor!
Obrigada porque nos vieste oferecer o teu Reino. Obrigada porque nos ensinaste a rezar pedindo-te que “venha a nós o vosso Reino”. Obrigada por nos tornares conscientes de que estamos chamados a viver um enorme tesouro e que o podemos viver, querendo, desde já. Hoje, aqui, e agora!


Hoje, Senhor, interpelas-me através de Mt 13, 44-46:
«O Reino do Céu é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem encontra. Volta a escondê-lo e, cheio de alegria, vai, vende tudo o que possui e compra o campo. O Reino do Céu é também semelhante a um negociante que busca boas pérolas. Tendo encontrado uma pérola de grande valor, vende tudo quanto possui e compra a pérola.»


Obrigada, Senhor, por me relembrares que o teu Reino é a minha maior riqueza.
Mas, surgem-me duas questões:
Tenho consciência disso, da riqueza que é o teu Reino?
É que se não a tenho, não o vivo!
Se encontro um tesouro que não reconheço como tesouro nada farei para o manter… Se encontro uma pérola mas desconheço o seu valor nada farei para a comprar…
Por isso, peço-te também que me ajudes a compreender este maior dom, a abranger a enorme dimensão que deve ter, pois, se não fosse assim, porque nos ensinarias a pedir por ele, porque nos convidarias a vivê-lo e a anunciá-lo?
2. O que é o Teu Reino?
O que me dizes quando falas deste teu Reino? O que entendo eu que seja?
A consciência da tua presença; o tempo de silêncio e qualidade contigo para que possas ganhar o meu coração e ensinar-me o teu modo de ser; o viver na entrega ao outro; o querer viver unicamente a tua vontade…
Será este Reino o meu essencial? Ou vivo de tolices? (Jr 15, 19-20)


Senhor, hoje peço-te pelo teu Reino e pela minha capacidade o descobrir e de o anunciar. De o descobrir, com consciência de que posso encontrá-lo por acaso (como o tesouro enterrado) mas também de que o posso descobrir porque não me instalei, porque o busquei, como o negociante que já procurava pérolas preciosas quando encontrou a pérola de grande valor. Há muitos caminhos para chegar a ti, Senhor. Por isso peço-te que nos ajudes a ser atentos, espertos, alegres e a saber aproveitar, em ti, todas as graças da nossa vida. E peço a capacidade de anunciar a boa notícia que Tu és, a propósito e a despropósito.
Porque isto é o teu Reino.
Ámen!

Os comentários estão encerrados.