Serás luz das nações…

Senhor, estamos em plena Semana Santa em que tu me convidas a olhar e entrar no teu coração! Dá-me a graça de o poder fazer… Senhor, há tantas pessoas que como tu vivem uma Semana Santa, uma paixão… ajuda-me a não passar ao lado… mas a entrar no que estão a viver!


Uma janela para o teu coração é a primeira leitura em Isaías 49, 1-6
Terras de Além-Mar, escutai-me; povos de longe, prestai atenção. O Senhor chamou-me desde o ventre materno, disse o meu nome desde o seio de minha mãe. Fez da minha boca uma espada afiada, abrigou-me à sombra da sua mão. Tornou-me semelhante a uma seta aguda, guardou-me na sua aljava. E disse-me: «Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha glória». E eu dizia: «Cansei-me inutilmente, em vão e por nada gastei as minhas forças». Mas o meu direito está no Senhor e a minha recompensa está no meu Deus. E agora o Senhor falou-me, Ele que me formou desde o seio materno, para fazer de mim o seu servo, a fim de Lhe restaurar as tribos de Jacob e reconduzir os sobreviventes de Israel. Eu tenho merecimento diante do Senhor e Deus é a minha força. Ele disse-me então: «Não basta que sejas meu servo, para restaurares as tribos de Jacob e reconduzires os sobreviventes de Israel. Farei de ti a luz das nações, para que a minha salvação chegue até aos confins da terra».


Esta leitura do antigo testamento é uma leitura que tu, Jesus, rezaste muitas vezes. Que bom poder tê-la ao início desta Semana Santa. Por ela percebo que não viveste os teus últimos dias como uma vítima, ou resignado à tua sorte, nem sequer esvaziado de sentido.
Apercebeste-te ainda apesar da dificuldade e de experimentares que se calhar te cansavas inutilmente e de que tudo era em vão, que o Pai estava contigo. E não só que o Pai estava contigo mas que com o teu caminho, com o teu esforço, com o teu tentar chegar ao fim no caminho que marcaste com Deus serías Luz das Nações. Serías aquele por quem o Pai faria chegar o seu amor, a sua palavra, o seu cuidado e salvação até aos confins da terra.
Agora entendo que me convidas a viver os meus esforços, o meu tentar chegar ao fim com coerência, os meus altos e baixos não como uma superação pessoal nem sequer como uma corrida de obstáculos. Mas sim que me convidas a saber com certeza que o que eu vivo se pode tornar caminho para outros, prova do teu amor pelos que me rodeiam, ponte para que muitos possam chegar a ti.


Obrigada, Jesus, por teres vivido assim a tua paixão. Faz com que as minhas pequenas e grandes paixões sejam também vividas não com resignação mas com a confiança de que podem ser luz e salvação para muitos.

Os comentários estão encerrados.