Solta brados de alegria, Israel

“Rejubila, filha de Sião, solta gritos de alegria, povo de Israel! Alegra-te e exulta com todo o coração, filha de Jerusalém! O SENHOR revogou as sentenças contra ti, e afastou o teu inimigo. O SENHOR, rei de Israel, está no meio de ti. Não temerás mais a desgraça. Naquele dia, dir-se-á a Jerusalém: «Não temas, Sião! Não se enfraqueçam as tuas mãos! O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti como poderoso salvador! Ele exulta de alegria por tua causa, pelo seu amor te renovará. Ele dança e grita de alegria por tua causa, como nos dias de festa.”
Sof 3, 14-18a

«Clama jubilosamente filha de Sião, solta brados de alegria, Israel».

Queridos irmãos, estas são palavras de esperança e consolação que Deus por meio do profeta Sofonias dirige ao seu povo. 
As imagens de esperança que o profeta utiliza são as tradicionais: Israel deve alegrar-se pela derrota dos seus inimigos e a ruína destes como fruto da presença de Javé no meio do seu povo. Israel deve alegrar-se porque todos os exilados regressarão e formar-se-á um povo de excepcional fama e renome no meio de todos os povos da terra. 

Mais tarde o Evangelista Lucas identificará a filha de Sião de Sofonias com Maria, a jovem donzela a quem se garante que não tema porque Javé está no meio dela e com ela para que, no seu seio, o Salvador e Rei esteja presente. O
profeta quer mostrar nos que o nosso Deus é Aquele que caminha com o homem e cuida do homem.

Os comentários estão encerrados.