Também Tu, Jesus, tinhas de optar

“Naqueles dias, Jesus subiu ao monte para rezar e passou a noite em oração a Deus.
Quando amanheceu, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, a quem deu o nome de apóstolos:
Simão, a quem deu também o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu,
Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado o Zelota; Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor. Depois desceu com eles do monte e deteve-Se num sítio plano, com numerosos discípulos e uma grande multidão de pessoas de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidónia. Tinham vindo para ouvir Jesus e serem curados das suas doenças. Os que eram atormentados por espíritos impuros também ficavam curados. Toda a multidão procurava tocar Jesus, porque saía d’Ele uma força que a todos sarava.”

Lucas 6,12-19


Bom dia Senhor, Jesus, Maria e Espírito Santo.
Um novo dia e mais uma leitura que me interpela.
Sentia logo no início, pela subida ao monte que, tal como eu, Tu, Jesus, também tinhas de optar, ultrapassar alguns constrangimentos de momento só para chegar a estar com o Senhor e acredito que as solicitações eram muitas. E depois, estás efectivamente um tempo alargado com Deus. O Senhor convida-me a estar tempos mais alargados com Ele? E para quando?
Depois, como qualquer um de nós inicia o dia com decisões importantes, Jesus chama os discípulos, escolhe doze a quem deu o nome de apóstolos. Lembrava-me por isso hoje do crisma, em especial, porque foi aí que me chamaram de uma forma, para mim, mais consciente de que queria seguir a Jesus. Que recordo desses momentos? E a que me convida hoje o Senhor?
Naquele tempo as pessoas para obterem algo andavam determinadas distâncias pelo seu pé, pois nem todos tinham burros e muito menos cavalos. Ouvir Jesus, implicava por isso percorrer distâncias e se alguns tinham determinadas doenças ou espíritos impuros suponho que teriam de ser apoiados, pelo menos, por uma segunda pessoa. Portanto, mais dificultado era percorrer o caminho até ao encontro com Jesus. Todos nós percorremos caminhos uns que nos levam à proposta que o Senhor nos quer fazer viver e outros cada um saberá por onde irão dar.
A verdade é que o tocar de Jesus, cura, sara, salva e faz-nos viver a vida como se cada dia fosse novo…

Os comentários estão encerrados.