«Todo o discípulo perfeito deverá ser como o seu mestre»

Olá, Amigo Jesus! Aqui estou, mais uma vez, para aprender contigo! Para deixar a tua Palavra mexer no meu modo de ser, tornar-me mais parecida contigo, mais humana, mais feliz…


E a tua Palavra de hoje, em Lc 6, 39-42, sendo muito curtinha, tem ensinamentos muito sábios. Que os consigamos aproveitar neste dia:
Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos a seguinte parábola: «Poderá um cego guiar outro cego? Não cairão os dois nalguma cova? O discípulo não é superior ao mestre, mas todo o discípulo perfeito deverá ser como o seu mestre»


«Poderá um cego guiar outro cego?»
Que pessoas, ideias, ou culturas têm influenciado as minhas decisões nos últimos tempos? As grandes decisões, como a escolha do parceiro de vida, da profissão, do emprego, da cidade onde moro… Mas também as pequenas decisões de cada dia: ofender-me ou não com uma palavra áspera, fazer férias aqui ou ali, aceitar ou não o convite para um trabalho voluntário, ir ou não ir visitar um familiar idoso ou doente, comprar ou não comprar uma roupinha nova nos saldos, chegar-me ou não à frente para arrumar a cozinha, ficar ou não a ver televisão até tarde…
Gostaria, Jesus, que as minhas grandes e pequenas decisões passassem por ti, pelos teus critérios! Mas como fazer isso, quando tantas vezes os teus critérios são contra corrente? Contra a cultura dominante, mas também contra o meu ego, os meus hábitos, o meu egoísmo?
Vejo algumas saídas para este problema:
Contactar diariamente com os teus critérios, através da tua Palavra.
Rever o dia contigo, numa altura que nos seja possível, para ir «refazendo a mão», para não deixar que as más decisões se perpetuem…
Receber semanalmente o teu Corpo, acreditando que me irá, misteriosamente, tornando mais da tua massa.
Aproveitar o precioso recurso que é a revisão de vida para que outros, com fé, amor e paciência, me possam ir ajudando a perceber e corresponder à tua proposta para mim.
Dar-te um tempo prolongado de influência sobre mim, por exemplo num retiro, sempre que tenha de tomar decisões importantes ou definir a linha para um novo ano ou um novo ciclo.
«Todo o discípulo perfeito deverá ser como o seu mestre»
Ser como Tu, Jesus… Que longo caminho!… Ter a intimidade que tens com o Pai, a tua alegria, a tua bondade, a tua misericórdia… Ser capaz de denunciar a injustiça, sem odiar quem a pratica… Não baixar os braços, não ter onde descansar a cabeça, até estabelecer o Reino do nosso Pai… Ir até às últimas consequências, até à morte, por amor dos irmãos… Ser ressuscitado por Deus, quando tudo parece perdido…


Que programa de vida! Completamente utópico, diremos nós, a começar por mim… “A Deus nada é impossível», dizes Tu. Dizes ainda: «Fareis coisas maiores, se creres em mim». E «Fiel no pouco, fiel no muito».
Comecemos então pelo «pouco». Já hoje.

Os comentários estão encerrados.