«Todos fomos baptizados num só Espírito, para constituirmos um só Corpo»

Hoje é dia de Pentecostes!
Pai, obrigada pela dádiva do Espírito Santo… que me acompanha sempre e me faz nunca sentir sozinha… que me dá a força e a coragem extra que preciso para ser feliz nas várias vertentes da minha vida.


A segunda leitura da missa deste dia de festa é da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios 12, 3-7.12-13:
Irmãos: Ninguém pode dizer «Jesus é o Senhor» a não ser pela acção do Espírito Santo. De facto, há diversidade de dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Em cada um se manifestam os dons do Espírito para o bem comum. Assim como o corpo é um só e tem muitos membros e todos os membros, apesar de numerosos, constituem um só corpo, assim também sucede com Cristo¬¬. Na verdade, todos nós – judeus e gregos, escravos e homens livres – fomos baptizados num só Espírito, para constituirmos um só Corpo. E a todos nos foi dado a beber um único Espírito.


Neste dia de Pentecostes em que sentimos ainda mais forte este Espírito Santo uníssono… nesta altura da história da terra em que parece que, embora haja mais tecnologia e comunidade internacional, estamos mais longe uns dos outros do que nunca… é neste tempo real que sinto mais falta de saborear esta vinda do Espírito sobre mim… que preciso sentir Deus a operar em mim… lendo todos as mesmas leituras neste Domingo de Pentecostes, que consigamos todos os cristãos do mundo sentir este Espírito vindo do mesmo Deus e em cada própria língua saibamos falar com os nossos vizinhos… todos estamos a passar por algo e todos precisamos de um carinho… que saibamos abrir o nosso coração e o nosso abraço aos que moram na porta ao lado… pois eles fazem também parte deste corpo comum… também eles são essenciais à felicidade de Deus. Também eles nos trarão um sentido de família, de irmandade e do “mesmo corpo” a que todos pertencemos…
Saibamos receber o Espírito do Pai…
Irmão, hoje reflete: para que foste baptizado? Para que recebeste este único Espírito?


Pai, que este espírito que cai hoje sobre mim saiba abrir meus olhos e iluminar meus passos para cumprir a tua vontade… Tu salvaste-me ao receberes-me como tua filha. Saiba eu agora acolher o teu Espírito de Amor!

Os comentários estão encerrados.