Tomar a nossa cruz e seguir Jesus

Bom dia, Jesus. Venho passar este tempo em oração Contigo, olhar para a Tua vida de entrega até à Cruz e agradecer-Te o Amor que nos vieste ensinar e nos salva de uma vida infrutífera.


A leitura em que Jesus nos desafia hoje é o Evangelho de São Marcos capítulo 8, versículo 34 até ao capítulo 9, versículo 1.
«Naquele tempo, Jesus chamou a multidão com os Seus discípulos e disse-lhes: “Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a vida, por causa de Mim e do Evangelho, salvá-la-á. Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Que daria o homem em troca da sua vida? Portanto, se alguém se envergonhar de Mim e das Minhas palavras no meio desta geração infiel e pecadora, também o Filho do Homem Se envergonhará dele, quando vier na glória de Seu Pai, com os santos Anjos”. Jesus declarou-lhes ainda: “Em verdade vos digo: Alguns dos que estão aqui presentes não morrerão, sem terem visto chegar o reino de Deus com o seu poder”.»


Senhor Jesus, a Palavra que nos transmites hoje é muito forte! Falaste para a multidão, não só para os discípulos escolhidos, e por isso acredito que Te diriges a todos nós, creio que seguir-Te está ao alcance de todos, não só de alguns eleitos.
Tu dizes que para Te seguir devemos renunciar a nós próprios e tomar a nossa cruz. O que é renunciar a nós próprios, Jesus? Ajudas-me a perceber que essa renúncia passa por um descentrarmo-nos e abrirmo-nos a Deus e ao próximo com Amor. Dizes, Senhor, que “quem perder a vida por causa de Mim e do Evangelho, salvá-la-á”. É ao aceitarmos despojar-nos do supérfluo e viver com Amor a Deus e aos irmãos que a nossa vida fica salva e ajudamos a construir o Reino de Deus, já aqui e agora!
Mas a parte que sempre me tocou mais nesta leitura é o “tomar a nossa cruz e seguir Jesus”. Como se faz isso, Senhor? Não me parece que estejas a dizer que devemos procurar o sofrimento pelo sofrimento, mas sim que nos momentos difíceis da nossa vida, que todos enfrentamos numa ou noutra ocasião, podemos escolher a forma como os vivemos – com revolta estéril ou em união fecunda Contigo, que carregaste a Tua Cruz e também todas as nossas cruzes. Consigo passar pelo sofrimento unida a Jesus? Sinto que faz toda a diferença e pode chegar a dar um sentido salvífico à dor.


Senhor Jesus, quero aprender, em oração, a seguir-Te mesmo nos momentos em que tenha de carregar alguma cruz. Maria, Tu que estiveste com o Teu Filho aos pés da Cruz e aí te tornaste Mãe de todos nós, guia-me nas dificuldades e ajuda-me a ser fiel e simples como Tu.

Os comentários estão encerrados.