Tu não deixas que nos falte a Tua ajuda através do Teu Espírito.

Senhor, que bom estar a sós conTigo. Ter este tempo para parar e reconhecer que estás a olhar para mim. Ajuda-me a parar agora e perceber que sempre olhas para mim com imenso carinho, com acolhimento e nunca com duas pedras na mão. Não deixes que aquilo que às vezes sinto por dentro me separe de Ti.


E o teu olhar vem até mim através da Tua palavra em João 16, 5-11
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Agora vou para Aquele que Me enviou e nenhum de vós Me pergunta: ‘Para onde vais?’. Mas por Eu vos ter dito estas coisas, o vosso coração encheu-se de tristeza. No entanto, Eu digo-vos a verdade: É do vosso interesse que Eu vá. Se Eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se Eu for, Eu vo-l’O enviarei. Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do julgamento: do pecado, porque não acreditam em Mim; da justiça, porque vou para o Pai e não Me vereis mais; do julgamento, porque o príncipe deste mundo já está condenado».


Jesus, esta leitura está cheia de densidade e não me é fácil percebê-la. Mas vamos devagarinho.
Primeiro dizes aos discípulos que vais para Aquele que te enviou. Voltavas para o Pai, toda a Tua vida foi um caminho para o Pai. Será que me estás a convidar a fazer dos meus passos um caminho até ao Pai em cada momento? É tão fácil esquecer—me de caminhar com e para o Pai como Tu, no meio de tantas coisas que tenho para viver. Por isso, peço esse saber voltar para o Pai, sempre que me lembro que o posso fazer.
Depois falas da tristeza que a Tua partida deixou e ao mesmo tempo falas de que o Espírito Santo viria… Será, Jesus, que vivo ao ritmo e aberta ao Teu Espírito? Será que me lembro de que nunca estou sozinha de que tenho exatamente o mesmo Espírito que te guiou a Ti?
E é por isso que a tristeza de não Te termos aqui connosco, como os teus discípulos, se pode converter em alegria e confiança da Tua presença de outro modo. É que Tu não deixas que nos falte a Tua ajuda através do Teu Espírito.
E é isso que nos permite viver acreditando em Ti e não deixando que o nosso pecado, que o nosso não acreditar em Ti seja mais forte.
É a presença do Espírito que nos permite ver que a Tua justiça é sempre fazer-nos capazes de voltar para o Pai…
E é perceber o Teu julgamento, isto é, que o mundo não tem mais força do que Tu. O Teu julgamento é que o amor sempre vence na medida em que não desistimos de amar como Tu não desististe.


Neste mês de Maio, mês de Primavera, de flores, de frutos e de explosão de vida… peço que nos faças capazes de voltar sempre a Ti em cada gesto, em cada esquina e que vivamos na certeza do Teu Espírito em nós.

Os comentários estão encerrados.