Tudo acabará bem, em ti, Senhor.

Senhor, hoje desafias-me, uma vez mais, a viver segundo o teu Amor e tendo a Páscoa e a tua ressurreição como horizonte. Sabemos que na tua esperança, tudo acabará bem, mesmo as circunstâncias de dor e sofrimento. Mas será que entendo o verdadeiro significado destas Palavras?


Jo 16, 16-20
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me». Alguns discípulos disseram entre si: «Que significa isto que nos diz: ‘Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me’, e ainda: ‘Eu vou para o Pai’?». E perguntavam: «Que é esse pouco tempo de que Ele fala? Não sabemos o que está a dizer». Jesus percebeu que O queriam interrogar e disse-lhes: «Procurais entre vós compreender as minhas palavras: ‘Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me’. Em verdade, em verdade vos digo: Chorareis e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrará. Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria».


Tudo acabará bem, em ti, Senhor. Tudo pode ser renovado na tua ressurreição e no teu amor. Será que verdadeiramente alcanço a abrangência e o escândalo de amor destas afirmações? Será que realmente confio que o teu amor pode mesmo ser resposta para tudo? Como acreditar que apesar de não te conseguir encontrar na minha vida, em momentos de deserto, Tu voltarás a estar presente? São tantas as circunstâncias em que perco a esperança – nas relações de cada dia, na política, na sociedade e até em mim próprio. Por vezes, o desânimo e a desconfiança falam mais alto no meu coração, mas é aí mesmo que Tu vens dizer: “Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria”. Já tantas vezes experimentei que apenas com a força da oração sou capaz de ir além dos meus próprios limites e preconceitos. Em ti, a tristeza converte-se, transforma-se, muda, renasce e passa a ser vida. Tu mostraste que isso era possível na tua vida e entrega, no teu testemunho e legado. É em ti que preciso de beber e renovar a cada dia esta fonte de amor que me pode alimentar e surpreender com a criatividade que só o amor nos dá. Para que tantos com que me cruzo e relaciono possam beneficiar desta alegria que refresca, dá sentido e vida abundante. Para que as minhas opções, gestos e concretizações possam ser as tuas mãos e o teu rosto no mundo.


Senhor confio esta oração nas tuas mãos. Entrego-te as minhas tristezas e desesperanças para que tu as possas converter em alegria profunda e na certeza de que o teu amor pode ser sempre a resposta adequada.

Os comentários estão encerrados.