«Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo dará»

Querido Pai – base segura, Jesus – companhia constante, Espírito Santo – criatividade de vida, obrigada pela vossa presença, obrigada por este momento para estar convosco e alimentar-me daquilo que dá vida e dá vida em abundância. Ajudem-me a fazer deste momento ponte e sentido para o dia de hoje, que terá certamente os seus desafios.


O Evangelho de hoje é João 16, 23-28:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo dará. Até agora não pedistes nada em meu nome: pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. Tenho-vos dito tudo isto em parábolas mas vai chegar a hora em que não vos falarei mais em parábolas: falar-vos-ei claramente do Pai. Nesse dia pedireis em meu nome; e não vos digo que rogarei por vós ao Pai, pois o próprio Pai vos ama, porque vós Me amastes e acreditastes que Eu saí de Deus. Saí de Deus e vim ao mundo. agora deixo o mundo e vou para o Pai».


Aquilo que me dizes hoje é engraçado Jesus… pedes-me que peça! Parece que há algo escondido por detrás do “pedir… Realmente, como nos fazemos conscientes de nós e dos que estão à nossa volta quando identificamos o que precisamos…
Hoje o que é que quero pedir? O que é que preciso ou o que é que desejo? Por quem quero pedir?
E desta vez ainda parece que deixas uma dica: “peçam em meu nome”. Esta proposta de se acostumar a rezar com o nome de Jesus, que não é mais do que associar-se àquele que se associou a nós, estar e rezar com aquele que vem ao homem para que o homem vá a Deus. Temos um caminho aberto entre a terra e o céu. Ao mesmo tempo significa expressar um: “eu também quero, eu também quero o mesmo que Tu Jesus queres”, também quero olhar o mundo, as pessoas e a vida como Tu olhas, com a esperança com que olhas, com o sentido de futuro com que olhas, e com a vontade que tens de amar sempre e amar mais.
Olho para esta passagem e acho que me ensinas a ser missionário. Porque aqui dizes o teu porquê, a tua razão para se mover – “para que a vossa alegria”. És explícito na proposta de olhar o outro, desejar a sua alegria e jogar a vida toda nisso.
Hoje posso olhar à minha volta, posso voltar-me para fora e perguntar: como posso trazer mais alegria ao lugar onde estou?


Jesus ensina-me hoje esse teu olhar sobre a realidade que tantas vezes nos impele a não passar indiferente em tantos momentos. Que hoje sejamos perfume de alegria que fazem uma diferença que algumas vezes não se vê com os olhos.

Os comentários estão encerrados.