«Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo dará»

Bom dia Jesus !
Agradeço-te por nos teres ensinado a forma como dialogar com o Pai e que nesse diálogo apenas poderemos encontrar misericórdia e amor incondicionais.


E o diálogo de hoje tem por base um excerto do Evangelho de S João (16, 23-28):
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo dará. Até agora não pedistes nada em meu nome: pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. Tenho-vos dito tudo isto em parábolas, mas vai chegar a hora em que não vos falarei mais em parábolas: falar-vos-ei claramente do Pai. Nesse dia pedireis em meu nome; e não vos digo que rogarei por vós ao Pai, pois o próprio Pai vos ama, porque vós Me amastes e acreditastes que Eu saí de Deus. Saí de Deus e vim ao mundo. agora deixo o mundo e vou


As palavras de Jesus no Evangelho de hoje têm constituído para mim um desafio recorrente que “desvio para canto” sempre que possível. Sei que posso e devo pedir ao Pai com a ajuda do Espírito Santo mas sinto que a tal alegria prometida por Jesus ainda está muito distante para mim. A minha fé pouco enraizada faz-me evitar pedir com o coração aberto a Deus pois penso “E se peço e depois não se cumpre? Mais vale não pedir, assim não terei frustração”. Contudo, intuo nas palavras de Jesus que ao pedirmos a Deus por determinadas situações ou pessoas, a alegria de que Ele fala não resulta de vermos concretizado o nosso pedido. Ela é fruto de nos sentirmos nesses momentos pequenos, incapazes de agir ou com medo e de podermos aí contar com o seu amor incondicional que nos levanta e muitas vezes no leva ao colo.
Quando faço a minha oração e coloco perante Deus situações, pessoas para as quais peço a sua ajuda, que expectativas trago comigo para esses momentos? O que experimento durante esse tipo de diálogo com o Senhor? O que mudou em mim (na minha atitude, na minha maneira de ver, etc) face a essas situações ou pessoas depois desse encontro com Deus?


Senhor, obrigado por me aceitares tal qual eu sou. Concede-me a graça de ir aprofundando este mistério da oração de petição para que ela contribua não só para me aproximar das pessoas e das situações, como também para me deixar transformar.

Os comentários estão encerrados.