Virá o Senhor!

Olá, Senhor, hoje a Igreja celebra o dia dos consagrados. Celebra aquelas pessoas que de uma maneira especial se dedicam a Ti e, por Ti, aos outros.pessoas que foram chamadas para uma missão especial: ser espaço e gesto de Deus para aqueles que mais precisam. Hoje rezo por tantos homens e mulheres que no escondido fazem a diferença na vida de tantas pessoas.


E hoje o Teu espaço abre-se na leitura de Lucas 2,22-32:
Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram Jesus a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: «Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor» e para oferecerem em sacrifício, como se diz na Lei do Senhor, duas rolas ou duas pombas. Ora, vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão; era justo e piedoso e esperava a consolação de Israel. O Espírito Santo estava nele. Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor. Impelido pelo Espírito, veio ao templo, quando os pais trouxeram o menino Jesus, a fim de cumprirem o que ordenava a Lei a seu respeito. Simeão tomou-o nos braços e bendisse a Deus, dizendo: «Agora, Senhor, segundo a tua palavra, deixarás ir em paz o teu servo, porque meus olhos viram a Salvação que ofereceste a todos os povos, Luz para se revelar às nações e glória de Israel, teu povo.»


Que leitura tão engraçada e tão original! Chama-me a atenção que no meio do normal e esperado de cada dia, coisas extraordinárias acontecem.
Demos uma olhadela ao templo – devia estar cheio de pessoas, de crianças e de animais. Era um dia como outro qualquer, mais um casal, como outro qualquer, de aparência simples e discreta. E no entanto aquele homem, Simeão, foi capaz de perceber o imperceptível: “Impelido pelo Espírito, veio ao templo, quando os pais trouxeram o menino Jesus, a fim de cumprirem o que ordenava a Lei a seu respeito. Simeão tomou-o nos braços e bendisse a Deus…”
Simeão, o que é que vistes naqueles pais e naquela criança?
Atrevo-me a dizer que não deves ter visto nada especial por fora, mas por estares habitado pelo Espírito, atento aos seus toques por dentro pudeste perceber o toque de Deus…
Sim, aprender a viver atentos aos toques de Deus por dentro faz-nos capazes de apreciar os toques de Deus na coisas mais corriqueiras do dia a dia. Às vezes estamos à espera de grandes sinais de Deus, mas Ele vem no normal do dia a dia, num casal com uma criança, num gesto de agradecimento, num pedido de desculpas, num silêncio, numa frase dita com sentido…


Hoje, dia do consagrado, peço-te, Deus, que nos faças mais atentos, mais dedicados a procurar-Te nas rotinas do dia a dia, que aprendamos a esperar por Ti mesmo nos momentos mais inesperados. E que como Simeão possamos dizer “os meus olhos viram” o que Tu, Senhor, me queres mostrar… as minhas mãos tocaram os gestos de Deus nas pequenas coisas do dia a dia.

Os comentários estão encerrados.