“Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo”

Bom dia Senhor, obrigado por poder começar mais um dia na luz da Tua presença, e com o bom sabor que me deixa o diálogo Contigo. Ajuda-me, Jesus, a desprender-me daquilo que já sei e a deixar-me tocar e surpreender por Ti.


Hoje falas-nos através do Evangelho de São Mateus 5,13-16
«Naquele tempo, disse Jesus aos Seus discípulos: «Vós sois o sal da terra. Mas se ele perder a força, com que há-de salgar-se? Não serve para nada, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende uma lâmpada para a colocar debaixo do alqueire, mas sobre o candelabro, onde brilha para todos os que estão em casa. Assim deve brilhar a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus».


Jesus, quando dizes estas palavras, encontras-Te rodeado dos Teus discípulos e duma grande multidão. Tu olhas para eles, e com um brilho indescritível nos Teus olhos e um fogo de esperança no Teu coração dizes àqueles que Te buscam, àqueles que Te escutam: “vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo”. Hoje, somos nós os que Te buscamos, os que Te escutamos; e é a nós que diriges estas palavras. O que queres dizer-nos com elas? Que significa isto de ser sal, de ser luz?
Na verdade, já ouvi muitas vezes estas palavras mas acho que ainda não compreendo bem a sua mensagem. Quantas vezes eu espero que a vida tenha um determinado sabor, uma determinada cor para então sim poder desfrutá-la e viver feliz. Quantas vezes me queixo quando sinto que a vida não tem o sabor que espero: a doçura do sucesso, do reconhecimento, a suavidade da simpatia das pessoas, da satisfação das minhas expectativas. E então sou eu que fico amarga, e esquisita. Mas Tu hoje dizes-nos: Péra aí! Não são as circunstâncias que determinam a cor e o sabor da tua existência, tu é que podes dar outro sabor ao que vives! Tu és o sal, tu és a luz, tu é que podes ser luz na escuridão.
Ontem estive com uma pessoa que tem uma história cheia de dor e situações adversas, mas em vez de estar amargurada, espalha paz, sabedoria e esperança. Ouvi-a dizer: “Ainda que com problemas, podemos ser felizes”. Senti que suas palavras acenderam uma luz no que eu agora experimento como escuridão dentro de mim. Pessoas assim são efectivamente sal da terra e iluminam todos os que estão na casa que é o mundo. Jesus, eu quero ser uma dessas pessoas!


Senhor, que nesta manhã eu possa tomar o Teu sabor e possa temperar com ele cada coisa que viva. Que a Tua palavra ilumine os meus passos para que também eu possa ser luz onde esteja, iluminando aqueles com quem me cruzar hoje no caminho.

Os comentários estão encerrados.