«Vou enviar o meu mensageiro, para preparar o caminho diante de Mim»

Jesus, aproxima-se o dia em que celebramos o Teu nascimento, a Tua chegada ao nosso mundo, esse passo tão inimaginável, de Tu sendo Deus Te fazeres homem, um ser humano como nós! Ajuda-me a não me habituar a esta realidade e a deixar-me surpreender sempre por Ti! Que a Palavra que hoje me diriges, possa abrir dentro de mim esse espaço para a surpresa, para a eterna novidade que és Tu.


Assim fala o Senhor Deus: «Vou enviar o meu mensageiro, para preparar o caminho diante de Mim. Imediatamente entrará no seu templo o Senhor a quem buscais, o Anjo da Aliança por quem suspirais. Ele aí vem – diz o Senhor do Universo –. Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda, quem resistirá quando Ele aparecer? Ele é como o fogo do fundidor e como a lixívia dos lavadeiros. Sentar-Se-á para fundir e purificar: purificará os filhos de Levi, como se purifica o ouro e a prata, e eles serão para o Senhor os que apresentam a oblação segundo a justiça. Então a oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora. Eu vos enviarei o profeta Elias, antes de chegar o dia grande e terrível do Senhor. Ele reconduzirá o coração dos pais a seus filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que Eu não venha ferir de maldição a terra».
Mal 3, 1-4.23-24


Também hoje continuas a enviar-nos mensageiros para preparar o caminho diante de Ti e entrares no Teu templo que somos nós, que é o nosso corpo e todo o nosso ser.
Quem foram esses mensageiros que me enviaste ao longo deste Advento?
O que fez com que aumentasse o meu desejo de buscar-Te? De suspirar por Ti?
O profeta alerta-nos: “Ele aí vem!” Precisamos de estar alerta, com os sentidos despertos para Te ver, tocar, ouvir… Estamos tão cheios de estímulos, são tantas as luzes que brilham à frente dos nossos olhos, tantas as direcções para onde podemos correr que às vezes ficamos distraídos e entretidos com tanta coisa e esquecemos de Te procurar a Ti no meio de tudo isso.
Que me pode estar a distrair e a impedir de Te reconhecer?
O comodismo? O consumismo? O individualismo? O egoísmo? …
É tudo isto que vens fundir e purificar com o Teu nascimento, com a Tua presença no meio da simplicidade e da ternura de uma família.
Jesus, que me deixe guiar até ao presépio da minha vida, da minha família, das pessoas de quem me chamas a aproximar-me, do meu trabalho ou da minha comunidade, e encontrar-Te aí.


Senhor, que eu não me distraia a procurar-Te fora de mim ou numa realidade que gostaria de ter mas não tenho, pois Tu estás a nascer dentro de mim, estás na realidade que vivo tal qual é, e é aí que queres nascer.
Jesus, faz de mim também uma mensageira que prepara o caminho para que outros Te possam encontrar, ver, ouvir, tocar…

Os comentários estão encerrados.